Professor do CCA participa do Programa Cientista-chefe, sancionado como política de Estado

Data de publicação: 5 de janeiro de 2021. Categoria: Notícias

Na última segunda-feira (04/01), o Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, sancionou o Programa Cientista-chefe como política de Estado.

O Programa, que tem como objetivo articular a pesquisa científica desenvolvida nas Instituições de Ensino Superior com sede no Estado com as demandas da gestão pública, em benefício da sociedade, mediante mecanismos que permitam a atuação de cientistas diretamente em órgãos da administração pública, sem retirá-los da atividade acadêmica, originou-se de uma iniciativa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico  – FUNCAP, em 2018.

A idealização do projeto se deu com base na experiência exitosa de outros países, como Inglaterra e Austrália, onde já é consolidada a importância do conhecimento científico na tomada de decisões do governo, sobretudo em setores estratégicos. Nestes países, a função denominada Chief Scientist, por meio da qual pesquisadores auxiliam a gestão pública prestando consultoria de alto nível, para fornecer dados e conhecimentos que servem de embasamento para o planejamento de ações do governo.

Por meio dessa ação, equipes de pesquisadores atuam nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.

O projeto de lei pode ser conhecido no link a seguir: https://www2.al.ce.gov.br/legislativo/tramit2020/8568.htm

Docente do CCA participa do Programa

O professor Claudivan Feitosa Lacerda, do Departamento de Engenharia Agrícola, atua no Programa Cientista-chefe, no âmbito da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), na área da Agricultura.

Para acessar o currículo do docente, clique aqui.

Veja abaixo a entrevista do professor Claudivan Lacerda sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Cientista-chefe:

Fontes: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico / Governo do Estado do Ceará / Assembleia Legislativa do Estado do Ceará / Universidade Federal do Ceará