Professor do CCA publica artigo sobre a presença do ácaro vermelho das palmeiras em carnaúbas

Data de publicação: 10 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias

Uma pesquisa sobre espécies botânicas hospedeiras do ácaro-vermelho-das-palmeiras, Raoiella indica Hirst (Acari: Tenuipalpidae), integrada pelo Prof. José Wagner da Silva Melo, do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, constatou evidências de que a carnaúba [Copernicia prunifera (Miller) H. E. Moore, Arecaceae] é uma espécie hospedeira do ácaro-vermelho-das-palmeiras.

A investigação relata que o ácaro-vermelho-das-palmeiras foi observado infestando plantas de carnaúba em áreas agrícolas e urbanas do estado do Ceará e também em Alagoas. As populações são numerosas, encontram-se predominantemente na face inferior das folhas e podem ser vistas a olho nu. Em consequência da alimentação do ácaro, as folhas infestadas apresentam clorose devido à perda de área fotossintética.

“Essa publicação traz um alerta de ameaça para as populações e agricultores que exploram a cultura da carnaúba. O impacto econômico que o ácaro-vermelho-das-palmeiras pode causar à cultura da carnaúba ainda é desconhecido. Contudo, considerando as perdas ocasionadas por este ácaro em outras espécies botânicas como o coqueiro (Cocos nucifera L., Arecaceae) em que reduções de até 70% na produção têm sido relatadas, e a forma como a carnaúba tem sido explorada, normalmente de forma extrativista, é possível esperar impactos significativos sobre esta cultura.”

O material foi publicado recentemente pela revista científica Entomological Communications. A publicação contém ilustrações que demonstram o ataque do ácaro sobre a carnaúba.

Referência:

Sousa Neto, E. P., Souza, I. V., Guzzo, E. C., & Melo, J. W. S. (2021). Carnaúba (Copernicia prunifera (Miller) H. E. Moore uma nova hospedeira de Raoiella indica Hirst (Acari: Tenuipalpidae). Entomological Communications, 3, ec03045. https://doi.org/10.37486/2675-1305.ec03045

Fonte: Professor José Wagner da Silva Melo, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias.