Professor do CCA publica trabalho na Revista Science

Data de publicação: 1 de março de 2013. Categoria: Notícias

O professor do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Breno Magalhães Freitas, integrou uma equipe internacional de 50 pesquisadores que acaba de publicar um trabalho na conceituada revista Science (fator de impacto = 31,201).

O estudo, que foi conduzido em 19 países e envolveu 41 sistemas agrícolas e 600 áreas de cultivo ao redor do mundo, procurou investigar o papel dos polinizadores silvestres e da abelha melífera (Apis mellifera) na polinização de diversas culturas exploradas globalmente.

O estudo demonstrou a importância dos polinizadores silvestres na produção agrícola por meio de uma associação positiva destes com o vingamento de frutos em todos os sistemas em que estavam presentes, enquanto que as abelhas melíferas o fizeram em apenas 14% destes. Os resultados mostraram que o aumento da densidade da abelha melífera nas áreas estudadas funciona como uma complementação e não como substituição da polinização realizada pelos polinizadores silvestres. A pesquisa conclui, portanto, que novas práticas que integrem o manejo da abelha melífera e uma diversidade de polinizadores silvestres podem contribuir para aumentar a produtividade agrícola mundial.

O professor Breno, que vem estudando juntamente com sua equipe do grupo de pesquisa com abelhas e o Setor de Abelhas da UFC, há 17 anos, o papel, criatório e manejo de várias espécies de abelhas para uso como polinizadores agrícolas, ressalta a relevância deste estudo. Segundo ele, o trabalho irá se tornar uma referência para conservação e uso dos polinizadores silvestres (principalmente abelhas) no contexto mundial da produção de alimentos e segurança alimentar.

A pesquisa é pioneira na quantificação da importância dos polinizadores silvestres e daqueles manejados pelo Homem para a produção agrícola mundial. A participação de um professor do Departamento de Zootecnia neste trabalho demonstra, mais uma vez, que o CCA está inserido no contexto das pesquisas de alto nível internacional. O trabalho poder ser obtido em: http://www.sciencemag.org/content/early/2013/02/27/ science.1230200

Fonte: Professor Breno Magalhães Freitas. Telefone: 3366.9697