Professor do CCA-UFC tem projeto aprovado em edital do Cetene

Data de publicação: 16 de abril de 2015. Categoria: Notícias

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) concluíram o processo de avaliação da 2ª Rodada do Edital de Apoio à Interação de Pesquisa entre Cetene e pesquisadores da Região Nordeste. A chamada pública convida pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa da Região a apresentarem propostas de projetos nas áreas de Biotecnologia, Biocombustíveis, Nanotecnologia e Gestão/Inovação Tecnológica.

Nove propostas de cinco estados nordestinos foram submetidas ao edital e sete aprovadas. Dentre estas últimas estão propostas de pesquisadores das universidades federais de Pernambuco (UFPE – Agreste), do Ceará (UFC), do Rio Grande do Norte (UFRN), da Paraíba (UFPB), e das universidades federais rurais de Pernambuco (UFRPE) e do Semi-Árido (UFERSA – CE). Um total de R$ 145.480 mil será destinado às pesquisas.

Professor do Departamento de Engenharia de Pesca da UFC, Celso Shiniti Nagano teve o projeto “Espectrometria de massas (ESI,MALDI) para auxílio em soluções de problemas em biologia estrutural de lectinas de organismos aquáticos” aprovado no edital.

“Nosso grupo tem sido pioneiro na determinação de estrutura primária, bem como na identificação de modificações pós­traducionais de lectinas de algas e invertebrados marinhos”, afirma o professor da UFC. De acordo com o pesquisador, as instalações no Departamento de Engenharia de Pesca contam com um laboratório equipado para purificação e caracterização de proteínas, além de um espectrômetro de massas para análise de peptídeos e proteínas.

No entanto, segundo Celso Nagano, algumas metodologias que viabilizam a completa compreensão dos aspectos estruturais das lectinas são inviáveis nos equipamentos disponíveis. “A proposta aprovada tem como objetivo a utilização do espectrômetro de massas do Cetene e os dados obtidos serão complementares aos que nós obtivemos em nosso equipamento. A concessão de bolsas e a disponibilidade de infraestrutura do Cetene viabilizarão um melhor intercâmbio e geração de conhecimentos e também a mobilidade para a realização dos experimentos para os pesquisadores da região Nordeste”, comemora o pesquisador.

A avaliação de todos os projetos seguiu os critérios descritos no Edital, tendo os avaliadores conversado sobre cada critério e chegado a um parecer comum. A reunião de julgamento das propostas foi realizada nos últimos dias 19 e 20 de março, nos períodos da manhã e da tarde, no salão nobre da FACEPE. O processo de avaliação foi realizado por uma comissão técnica e científica.

Todos os coordenadores que tiveram projetos aprovados nesta rodada devem consultar o Anexo III do edital 13/2014 (Orientações para obtenção de carta de anuência do Cetene para recebimento do bolsista no período proposto) e o enviarem como anexo de e-mail, para o endereço editalfacepe@cetene.gov.br, a fim de solicitar ao Cetene declaração formal confirmando a viabilidade de receber o bolsista no período proposto.

A Carta de Anuência será anexada pelo Cetene à resposta que enviará ao coordenador do projeto. A carta será de extrema importância, uma vez que o item 1.6.5 do edital informa que, no momento das indicações nominais dos beneficiários das bolsas integrantes da quota concedida, o coordenador do projeto deverá, obrigatoriamente, apresentar Carta de Anuência do Cetene para receber o bolsista no período proposto (Conforme Anexo III)".

O edital de Apoio à Interação de Pesquisa entre Cetene e pesquisadores da Região Nordeste é fruto de parceria firmada em 2010 com o apoio institucional de outras Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) da Região. O objetivo é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas para concessão de quotas de bolsas de estudo e pesquisa.

O Cetene, sediado na cidade de Recife, é um centro de pesquisas vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que tem por missão desenvolver pesquisas e inovações tecnológicas que tenham caráter estratégico para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro, promovendo cooperações baseadas em redes de conhecimento e nos agentes da economia nordestina.

As bolsas serão financiadas com recursos do Cetene e concedidas pela FACEPE com base na seleção das propostas de trabalho de pesquisa a serem desenvolvidas no Cetene, apresentadas pelos grupos interessados. A divulgação da chamada pública conta com o apoio das fundações de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (Funcema), de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) e de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

As propostas são apresentadas por pesquisadores doutores que tenham vínculo formal com uma universidade ou instituição de pesquisa situada em um dos estados da região Nordeste. Os proponentes podem solicitar exclusivamente bolsas de estudo e pesquisa da modalidade BCT (Bolsa de Cooperação Técnica) da FACEPE com vigência compreendida entre 2 e 6 meses. O valor global da proposta não deverá exceder o total de R$ 50 mil. Além da concessão de bolsas, os projetos aprovados serão apoiados com a disponibilização, pelo Cetene, da infraestrutura física e de equipamentos mencionada na consulta prévia encaminhada pelo proponente.

O edital ainda terá uma terceira rodada.

Confira o resultado

Fonte: Fundação Cearense de Apoio e Desenvolvimento Científico e Tecnológico