Professor do Dena desenvolve pesquisa sobre águas salinas e biofertilizantes na irrigação

Data de publicação: 28 de novembro de 2014. Categoria: Notícias
Com o objetivo de promover a formação de recursos humanos e obter resultados científicos de interesse regional na área de manejo de irrigação de plantas ornamentais, medicinais e culturas anuais, utilizando-se de fontes convencionais e alternativas de água para irrigação e de insumos para adubação, o professor do Claudivan Feitosa de Lacerda, do Departamento de Engenharia Agrícola (Dena), vem coordenando, desde 2011, a pesquisa “Utilização de águas salinas e de biofertilizantes na irrigação de culturas anuais e de plantas ornamentais e medicinais”.

O projeto conta com a participação da bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), Antônia Leila Rocha Neves e da bolsista de Iniciação Científica, Adriana Cruz de Oliveira. Atualmente está sendo realizado, na estação Agrometeorológica Prof. Haroldo Cipriano Pequeno, no Dena do CCA, experimento com a espécie ornamental e regional conhecida popularmente como Boa noite (Catharanthus roseus). Neste experimentosão utilizadas água salina e biofertilizante bovino líquido. O objetivo é avaliar o uso de águas salinas e de biofertilizantes na agricultura irrigada, com ênfase na produção de plantas ornamentais.

A pesquisa tem relevância regional uma vez que o desenvolvimento da agricultura no semiárido nordestino depende, sobretudo, da exploração correta e do uso eficiente dos recursos naturais. Nesta região existem poços subterrâneos com águas salobras, que não são utilizadas na agricultura em função de sua qualidade. Portanto, alternativas de uso para produção agrícola devem ser trabalhadas.

Fonte: Antônia Leila Rocha Neves, bolsista PNPD/CAPES