Professor e professora: uma breve descrição

Data de publicação: 15 de outubro de 2021. Categoria: Notícias

Definir a palavra professor demanda uma análise complexa e multifacetada. Mesmo se decidirmos diminuir o espectro da nossa visão e olharmos o termo do ponto de vista das classes de palavras, mantém-se a complexidade: poderíamos usar vários substantivos, como profissão, conhecimento, educação, papel (social) e vocação, ou adjetivos, como estudioso, inteligente, intelectual e acadêmico, para elaborar uma definição, ou pelo menos uma descrição que se aproxime do que seja um professor e uma professora.

Escolhemos falar de professor e de professora por meio de verbos, que têm por característica expressar ações, estados e processos.

Aprender:

Antes de tudo, o professor é um estudante. Ele precisa mergulhar no assunto em que escolheu se especializar: conhecer a literatura da sua área, saber sobre o seu paradigma e as perspectivas alternativas, pesquisar objetos específicos, relacionando o teórico ao empírico, para assim construir em sua mente uma ampla biblioteca – e quanto mais se aprende, mais esse acervo de conhecimentos reflete a personalidade e os caminhos percorridos pelo professor e pela professora.

Sistematizar:

Acumular grande quantidade de conhecimento pode ser um fator de caos mental, no qual conceitos e autores estão misturados e é difícil diferenciar e recuperar informações. Desta forma, é fundamental que seja feita uma ordenação, uma categorização, um mapeamento do conhecimento, a ponto de ele poder se tornar simples como um esquema ou um mapa mental.

Ensinar:

Um conhecimento adquirido e sistematizado perde seu sentido se não for colocado em movimento. Para que saber? Para compartilhar. Este é o verbo que o senso comum prefere ao tratar da palavra professor: um mestre que ensina. Esse ensinar tem três aspectos principais: o que se ensina (o conhecimento) e como se ensina (fator que é determinante para se definir quem é ou não um bom professor ou uma boa professora), e para quem se ensina (aqui poderíamos fazer uma Tese de Doutorado sobre quem são os seus alunos, como pensam, quais os códigos culturais instalados em seus sistemas mentais, as suas competências linguísticas, lógico-matemáticas… mas esse é outro assunto). Durante o processo de ensinar, o professor e a professora costumam realizar outras ações, como ampliar a consciência dos seus alunos por meio da apresentação de algo novo, encantar pelo modo como apresenta o conhecimento, inspirar pessoas a seguirem um caminho profissional, despertar paixões pelos diversos ramos do conhecimento, desenvolver pessoas e formar profissionais.

De uma forma geral, poderíamos nos satisfazer com essa breve descrição do que seja professor e professora, mas, no ambiente universitário do Centro de Ciências Agrárias, há pelo menos mais dois verbos fundamentais: divulgar e inovar.

Divulgar:

Adquirir conhecimento é bom. Sistematizá-lo é útil. Ensiná-lo é ser generoso. Divulgá-lo para o mundo é excepcional. Publicar artigos em revistas reconhecidas por sua qualidade, livros ou capítulos de livros e apresentar palestras em eventos científicos, entre outras formas de divulgação, fazem com que um professor e uma professora alcancem mais pessoas com suas ideias e suas descobertas, assim como possibilitam parcerias locais, nacionais e internacionais que potencializam o seu trabalho.

Inovar:

Por meio da ligação criativa entre conhecimentos, um professor e uma professora podem conceber algo novo: um alimento, uma máquina, um conceito, um método, uma nova utilização para algo conhecido… aqui não há limites para a imaginação. O processo de tornar a ideia um “produto”, algo objetivo e compartilhável, demanda outras ações: planejar, captar recursos, executar e realizar ações corretivas, para, enfim, trazer algo novo ao mundo.

Ser professor e professora do Centro de Ciências Agrárias é praticar esses verbos e vários outros. Por isso o CCA tem contribuído para que a Universidade Federal do Ceará tenha destaque em termos locais, regionais, nacionais e internacionais.

Por tudo isso, o Centro de Ciências Agrárias parabeniza cada professor e cada professora pelo Dia do Professor.

Texto de Ricardo Rifane, Secretário Administrativo do CCA, cuja publicação foi revisada e autorizada pela Direção do Centro de Ciências Agrárias.