Professor e professora: vozes que nos guiam

Data de publicação: 15 de outubro de 2022. Categoria: Datas comemorativas

A palavra Professor tem origem na latina professus, que designa aquele que declarou em público. Expressa uma ação realizada em público – um ato de fala diante de outras pessoas.

Dizer é a ação que marca o início do trabalho de um professor e de uma professora. Por meio de sua voz, guia os estudantes no caminho do conhecimento e da formação profissional e a sociedade rumo a um futuro melhor.

Para dizer é necessário saber. Ler, estudar, pesquisar, questionar, descobrir, formular, sistematizar e debater são algumas das várias formas utilizadas por um professor e por uma professora para saber mais. São práticas fundamentais para a sua atividade profissional, mas são comumente esquecidas e não valorizadas pelo conhecimento comum. É importante destacar que a atividade em sala de aula é a expressão publicamente mais visível do conhecimento acumulado por quem leciona.

Conhecimento que se expressa também pela publicação de artigos e livros, pela apresentação de palestras e trabalhos em eventos científicos, pelo estabelecimento de convênios e parcerias com outras instituições e pesquisadores tanto de nosso país como do exterior, pela inovação e pelo registro de patentes.

Professores universitários se destacam também pelas suas ações de extensão, atividades por meio das quais viabilizam trocas educativas, culturais e científicas com a Sociedade. Desta forma, enriquecem o seu próprio conhecimento e o das pessoas diretamente envolvidas, assim como potencializam uma relação de mão dupla e mutuamente transformadora entre a Universidade e a sociedade.

Pela riqueza que coube ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, também temos a felicidade de falar das professoras da nossa unidade de educação infantil, que, com competência, amor e muito trabalho, elevaram o Núcleo de Desenvolvimento da Criança ao status de Escola de Aplicação.

Impossível relatarmos tudo que os professores e as professoras do Centro de Ciências Agrárias têm feito pelo desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará e da nossa sociedade. O que publicamos aqui é como um resumo, um esquema com o objetivo de expressarmos a nossa gratidão e o nosso respeito, enquanto instituição e colegas de trabalho, a esses profissionais que exercem a atividade-fim da UFC com qualidade.

Feliz Dia do Professor para todos os docentes e todas as docentes do Centro de Ciências Agrárias!