Professor espanhol profere palestra no DENA

Data de publicação: 17 de março de 2016. Categoria: Notícias

Nesta sexta-feira, dia 18 de março de 2016, no horário de 10h às 11h30, no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola-DENA, acontecerá o Seminário das disciplinas Seminário em Engenharia Agrícola (I e II), o qual apresentará palestra Técnicas de Recuperação de Áreas Degradadas na Região de Saldanha, Espanha, cujo palestrante é o Dr. Joaquín Navarro Hevia Professor Titular da Universidade de Valladolid, Espanha.

O Dr. Joaquín Navarro Hevia tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Hidrologia Florestal e Recuperação de Áreas Degradadas.

Entre suas áreas de pesquisa estão as áreas de Saldanha e de Tórtoles (ambas na Espanha). As duas áreas estavam completamente desertificadas no início do século XX, quando intervenções de conservação de solo, água e vegetação foram tomadas. O professor avalia os processos que prevaleceram, quase um século depois da intervenção, concluindo sobre quais os métodos mais eficientes de recuperação de áreas desertificadas.

Em 2014, Navarro Hevia publicou um trabalho sobre o tema na revista “Earth Surface Processes and Landforms”, o que valeu menção do órgão oficial da União Europeia como um dos mais relevantes trabalhos do ano.

O professor veio ao Centro de Ciências Agrárias da UFC para participar como membro da comissão de tese da estudante Teresa Raquel Lima Farias, que trata sobre erosão em estradas rurais; e para preparar projetos de colaboração com pesquisadores do CCA.

Fonte: Prof. José Carlos de Araújo – fone: 3366.9129