Professora de Tecnologia de Alimentos é homenageada em painel do CNPq

Data de publicação: 20 de março de 2014. Categoria: Notícias

A Profª Sueli Rodrigues, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFC, está entre as 22 pesquisadoras homenageadas no painel Jovens Pesquisadoras, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Bolsista de produtividade de pesquisa 1D do CNPq, Sueli é membro da Câmara de Inovação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), tendo feito parte da Câmara das Ciências Agrárias e Veterinárias. Para saber mais sobre a participação das mulheres na ciência, acesse a página so CNPq sobre o painel Jovens Pesquisadoras. http://www.cnpq.br/humanas-e-sociais

"Estou muito feliz em ver meu trabalho reconhecido e divulgado pelo CNPq através do painel Jovens Pesquisadoras. Agradeço a todos aqueles que colaboram com as atividades do Laboratório de Biotecnologia (Labiotec), que em 2014 completa 10 anos sob minha coordenação. Agradeço à Funcap pela confiança e pelo convite para fazer parte de sua equipe de assessoramento, função que me traz imensa satisfação", afirma Sueli.

Para a pesquisadora, priorizar temas de pesquisa direcionados às demandas atuais em ciência, tecnologia e inovação, buscar constantemente a atualização, o aprendizado e o aperfeiçoamento profissional, bem como ter paixão pela vida acadêmica e pela pesquisa científica estão entre os fatores de sucesso em sua carreira acadêmica e científica. "Quem faz o que gosta trabalha feliz", complementa.

Nascida em Catanduva (SP), a professora fez quase toda sua formação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A graduação (1998), o mestrado (2000) e o doutorado (2003) foram realizados na Unicamp, e o pós-doutorado, na Universidade Politécnica de Valência, na Espanha. JOVENS PESQUISADORAS – Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Programa Mulher e Ciência divulgou o painel Jovens Pesquisadoras, com o trabalho de jovens cientistas brasileiras que se destacaram desde o período estudantil e construíram uma vida acadêmica de reconhecimento nacional e internacional, com larga produção científica e importante atuação na formação de recursos humanos.

De acordo com o CNPq, dois critérios foram utilizados para selecionar as jovens pesquisadoras: o de ter menos de 40 anos e o de estar com bolsa de produtividade em pesquisa nível 1 vigente, conforme dados consultados em fevereiro de 2014.

Com informações da Funcap. Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331