Professora do CCA está entre os cientistas mais influentes do mundo

Data de publicação: 23 de novembro de 2020. Categoria: Notícias

A professora Sueli Rodrigues, do Departamento de Engenharia de Alimentos do CCA, faz parte do seleto grupo de 14 professores da Universidade Federal do Ceará que estão entre os cientistas mais influentes do mundo, sendo a única mulher, de acordo com um dos dois rankings que integram um estudo publicado recentemente pela prestigiada revista científica Plos Biology.

A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e utilizou como referência informações da Scopus ‒ base de dados bibliográficos que inclui resumos e citações de artigos de periódicos científicos, reunindo aproximadamente 21 mil títulos de 5 mil editoras internacionais.

O artigo é intitulado Updated science-wide author databases of standardized citation indicators (Bancos de dados científicos atualizados de indicadores de citação padronizados, em tradução livre). Trata-se da versão atualizada do estudo, publicado originalmente em 2019. Inicialmente, o banco de dados elencou os 100 mil cientistas de ponta em todo o mundo. Na nova versão, foram incluídos também cientistas que não estão entre os 100 mil melhores de acordo com o índice geral, mas constam entre os 2% melhores no seu subcampo principal de atuação.

As tabelas fornecem métricas com e sem autocitações, além da proporção de citações por artigo. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Também constam percentuais específicos de campo e subcampo para todos os cientistas que publicaram pelo menos cinco artigos.

O impacto ao longo da carreira foi mensurado utilizando-se dados de citação da Scopus no período de 1996 a 2019, fornecendo uma medida de desempenho de longo prazo. Nessa lista há 600 cientistas de instituições brasileiras, incluindo a professora Sueli Rodrigues.

Áreas de Atuação

A professora Sueli Rodrigues atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produtos e processos, aproveitamento de matérias-primas regionais e de baixo custo, processamento não térmico e tecnologias emergentes, aproveitamento de resíduos agroindustriais, processos biotecnológicos, sistemas enzimáticos, cromatografia e processamento de frutas.

Orgulho para o CCA

O Centro de Ciências Agrárias manifesta orgulho pela posição alcançada pela professora Sueli com talento e muito trabalho. Tê-la em nosso corpo docente é um motivo de satisfação para toda a comunidade acadêmica do CCA.

Para saber mais sobre a carreira da professora Sueli Rodrigues, clique aqui.

Para ter acesso ao currículo da professora, clique aqui.

Fonte: Portal da UFC.

Reconhecimento de pesquisadores da UFC é destaque no Questão de Ordem, programa da TV Assembleia.