Professora do CCA toma posse na Comissão Pedagógica Nacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária

Data de publicação: 23 de outubro de 2023. Categoria: Destaque, Notícias

Profª. Maria Inês Escobar da Costa (ao centro) toma posse na Comissão Pedagógica Nacional do Pronera

Na manhã do dia 16 de outubro, ocorreu na sede do INCRA, em Brasília, DF, a posse da Comissão Pedagógica Nacional (CPN) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A cerimônia ocorreu após publicação da Portaria INCRA nº 186, de 10 de outubro de 2023, que recriou a Comissão Nacional.

A professora Maria Inês Escobar da Costa, do Departamento de Ciências do Solo do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, integra a comissão como articuladora das instituições de ensino da Região Nordeste.

A CPN atua como instância de assessoramento e consultoria da gestão do Pronera. A composição da Comissão é formada por 36 membros de representações efetivas do Incra, movimentos sociais e sindicais e instituições de ensino, além de 12 membros consultores e assessores eventuais.

Foi firmado, ainda, que o grupo deverá se reunir a cada três meses. Mais de 190 mil jovens e adultos(as) já foram escolarizados (em cursos de Graduação, Especialização e Mestrado) por meio do PRONERA em parceria com as Instituições de Ensino Superior em todo Brasil.

Fonte: professora Maria Inês Escobar da Costa – e-mail: escobar@ufc.br.