Professores do CCA aprovam projeto no Edital do Programa CAPES/Brafagri

Data de publicação: 30 de dezembro de 2022. Categoria: Notícias

A professora Luciana de Siqueira Oliveira, docente do Departamento de Engenharia de Alimentos e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, o professor Júlio César Barbosa Rocha, Coordenador do curso de Engenharia de Alimentos e docente do Departamento de Engenharia de Alimentos, e o professor Julius Blum, Coordenador do Curso de Agronomia e docente do Departamento de Ciências do Solo e do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, fazem parte de uma equipe que elaborou o projeto Cooperação França-Brasil para a valorização de resíduos agroindustriais, aprovado no Edital do Programa CAPES/Brafagri.

O projeto

A proposta visa a manter, fortalecer e diversificar a cooperação franco-brasileira na área Agroalimentar já existente entre os parceiros proponentes brasileiros e franceses. O atual crescimento da demanda por alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável, alinhando a alta produtividade com cadeias e processos que não agridam o meio ambiente, cria a necessidade de engenheiros que tenham em sua formação a integração de conhecimentos e conceitos de produtos e processos inovadores que busquem soluções para os problemas relacionados à sustentabilidade, como consumo de água, consumo de energia, aproveitamento de resíduos e subprodutos agroindustriais, e sustentabilidade social. Além disso, a formação dos engenheiros agroalimentares ou de alimentos deve contemplar os aspectos relacionados à saúde, visando considerar o impacto dos alimentos nas doenças como obesidade, cardiovasculares e diabetes, buscando aliar a segurança de alimentos à produção de alimentos saudáveis. As instituições parceiras envolvidas no presente projeto possuem Cursos de Graduação com estruturas semelhantes, mas com complementaridades que permitirão a formação de profissionais aptos para a implementação de modelos de cadeias produtivas sustentáveis.

O tema de pesquisa que engloba a valorização de matérias-primas regionais, incluindo aproveitamento de resíduos, é uma área de interesse de todas as instituições envolvidas. As atividades de pesquisa em comum das instituições envolvidas na proposta permitirão que os alunos em mobilidade se beneficiem de uma formação ligada aos problemas atuais do setor, tanto em nível de graduação sanduíche, duplo diploma, estágios e co-orientação de trabalhos de conclusão de curso. A estrutura desta parceria permitirá uma programação detalhada e pessoal para cada aluno participante do programa, por meio da seleção de disciplinas profissionalizantes que permitirão aos estudantes ter uma visão integrada e completa do setor agroalimentar.

As áreas envolvidas nesta parceria são Ciência e Tecnologia de Alimentos e Agronomia, com foco na integração das cadeias produtivas, envolvendo desde as etapas de produção até a de transformação. Essa cooperação já ocorre, com projetos BRAFAGRI anteriores realizados pelas instituições que participam dessa proposta, e o programa de duplo diploma entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a ONIRIS Nantes Atlantique.

Desde 2013, o curso de Engenharia de Alimentos da UFSC tem recebido cerca de 3 alunos franceses por ano, e já enviou 32 alunos para formação nas instituições francesas, sendo que 5 obtiveram duplo diploma. Nessa proposta, novos parceiros farão parte da rede, incluindo a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, concentrando esforços na mobilidade em duplo diploma.

Cada aluno selecionado deverá realizar de um a três semestres de formação acadêmica em uma das instituições parceiras, seguida por um estágio em empresa ou centro de pesquisa, sob supervisão da Instituição envolvida. Tutores formados por docentes das instituições no Brasil e na França orientarão e oferecerão apoio ao longo da experiência dos bolsistas no exterior. Os alunos que retornam às suas IES de origem ministrarão workshops em eventos promovidos pela equipe proponente, visando disseminar o conhecimento adquirido e trocar experiência com a comunidade acadêmica na origem. Essas atividades integradas permitirão o desenvolvimento de projetos de pesquisa em rede entre as IES participantes da proposta.

Cursos de Graduação envolvidos

UFSC: Engenharia de Alimentos
UFRN: Engenharia de Alimentos e Engenharia Agronômica
UFC: Engenharia de Alimentos e Agronomia
ONIRIS: Ingénieur Agroalimentaire
L’Institut Agro Dijon: Ingénieur spécialité Agroalimentaire et Agronomie
AgroParisTech: Ingénieur Agronome et Agroalimentaire

Equipe responsável pelo projeto

Prof. Dr. Marco Di Luccio (UFSC) – Coordenador
Profª. Drª. Luciana de Siqueira Oliveira (Centro de Ciências Agrárias da UFC)
Prof. Dr. Júlio César Barbosa Rocha (Centro de Ciências Agrárias da UFC)
Prof. Dr. Julius Blum (Centro de Ciências Agrárias da UFC)
Profª. Drª. Maria Raquel Alcântara de Miranda (Centro de Ciências da UFC)
Prof. Dr. Danilo de Menezes Daloso (Centro de Ciências da UFC)

Fonte: professora Luciana de Siqueira Oliveira, docente do Departamento de Engenharia de Alimentos.