Professores do CCA e do CT são empossados como membros da Academia Cearense de Engenharia

Data de publicação: 7 de dezembro de 2022. Categoria: Notícias

Dois professores da Universidade Federal do Ceará foram empossados, em 1º de dezembro, como novos membros da Academia Cearense de Engenharia (ACE). A Profª Eunice Maia de Andrade, aposentada do Departamento de Engenharia Agrícola (Centro de Ciências Agrárias), e o Prof. Francisco de Assis Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (Centro de Tecnologia), passam a integrar os quadros daquela sociedade técnico-científica e cultural. A posse ocorreu no auditório da Reitoria.

Embora aposentada, a Profª Eunice segue como professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFC. Ela tem doutorado em Recursos Naturais Renováveis pela Universidade do Arizona, EUA (1997) e é referência em estudos sobre manejo de bacias hidrográficas e regimes hidrológicos de regiões semiáridas.

Imagem: A Profª Eunice passa a ocupar a cadeira nº 45 da Academia (Foto: divulgação/ACE)

Além de integrar a ACE, é também membra da Academia Brasileira de Ciência Agronômica. Desenvolve pesquisas voltadas para o semiárido, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia de regiões semiáridas, qualidade das águas, conservação de solo e água no semiárido, fluxo e estoque de carbono na caatinga e eco-hidrologia. Ao ocupar a cadeira nº 45 da academia, disse que pretende se aproximar da instituição e colaborar a partir de sua experiência como cientista e editora de periódicos acadêmicos.

Já o Prof. Souza Filho, novo ocupante da cadeira nº 23 da ACE, é doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Ele é Cientista Chefe na Área de Recursos Hídricos, programa financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), com a função de aproximar a academia da produção de políticas públicas na área. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: alocação de águas, economia e planejamento dos recursos hídricos, clima e recursos hídricos, operação de reservatórios.

Imagem: O Prof. Souza Filho torna-se o ocupante da cadeira nº 23 (Foto: divulgação/ACE)
O Prof. Souza Filho torna-se o ocupante da cadeira nº 23 (Foto: divulgação/ACE)

A Academia Cearense de Engenharia é uma sociedade que objetiva preservar a memória da engenharia cearense, incentivar o aprimoramento da cultura e da ética na engenharia, colaborar para o estudo de temas que apoiem a formulação e a implementação de políticas públicas na área tecnológica e contribuir para o desenvolvimento sustentável do Ceará e do Brasil, dentre outras funções.

Durante a solenidade, o presidente da ACE, Lyttelton Rebelo Fortes, convidou os novos membros a compartilharem conhecimentos e experiências individuais a fim de contribuírem para a redução de impactos ambientais e aumento da produtividade na área tecnológica. “Convido-os para renovarmos nosso compromisso em viabilizar os preceitos estatutários da Academia Cearense de Engenharia, em proveito dos interesses sociais e humanos, orientando nossos esforços para a defesa da cidadania e da promoção do desenvolvimento sustentável”, afirmou o presidente.

Fontes: Centro de Tecnologia da UFC – fone: (85) 3366 9600 / Centro de Ciências Agrárias da UFC – (85) 3366 9731