Professores do CCA lançam livros sobre manejo e conservação de abelhas e polinização

Data de publicação: 21 de novembro de 2014. Categoria: Notícias
Os livros “Guia ilustrado de abelhas polinizadoras no Brasil”, “Manejo dos polinizadores e Polinização de flores do maracujazeiro” e “Catálogo Polínico das plantas usadas por abelhas” serão lançados na próxima quarta-feira, 26 de novembro, às 10:00 horas, no Anfiteatro do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Os professores Breno Magalhães Freitas e Cláudia Inês da Silva, ambos do Departamento de Zootecnia da UFC, estão entre os autores das obras.

Os livros foram produzidos pela Universidade de São Paulo (USP) como parte do projeto “Conservação e Manejo de Polinizadores para uma Agricultura Sustentável, através da abordagem Ecossistêmica”, também implementado em outros seis países e apoiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e coordenado globalmente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP). No Brasil, a coordenação do projeto é do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).

A edição é do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e do MMA. As obras trazem importantes informações sobre o manejo das abelhas em áreas naturais, cultivadas e urbanizadas e apresentam imagens de plantas e abelhas representantes da biodiversidade brasileira. Durante o lançamento os participantes poderão receber exemplares das obras. Estão disponíveis em pdf os livros Manejo dos polinizadores e Polinização de flores do maracujazeiro e Guia ilustrado de abelhas polinizadoras no Brasil .

Fonte: Professora Cláudia Silva, Departamento de Zootecnia – Fone: 3366.9697