Professores do CCA participarão da Frutal 2015 e Inovagri

Data de publicação: 26 de agosto de 2015. Categoria: Notícias

Os docentes do Centro de Ciências Agrárias estarão participando ativamente das atividades da Frutal 2015 e Inovagri International Meeting.

Confira a lista de palestra e atividades ministradas pelos professores do CCA:

IRRIGAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS

• Local: Centro de Eventos do Ceará
  • Data: 01 de setembro de 2015 Horário: 15h 30 às 18h30

Palestras:

1. Avanços dos Sistemas de Irrigação Visando Economia de Água Luciano Mateus (Instituto de Agricultura Sustentável da Espanha).
  2. Avaliação de Eficiência em Equipamentos de IrrigaçãoAlexsandro Cláudio dos Santos Almeida (Universidade Federal da Grande Dourados)
  3. Uso de Águas Salobras na Irrigação e seus Impactos sobre as Plantas e o SoloClaudivan Feitosa de Lacerda (Universidade Federal do Ceará).
    Moderador: José Wanderley Augusto Guimarães (Secretário Adjunto de Recursos Hídricos)

O professor Claudivan Feitosa de Lacerda irá abordar os seguintes aspectos:

• Avaliação da qualidade de água para irrigação.
  • Fontes de águas salobras e possibilidade de usos.
  • Impactos do uso de águas salobras sobre o solo.
  • Impactos do uso de águas salobras sobre as culturas.
  • Estratégias para minorar os impactos de águas salobras sobre o sistema solo/planta.

MESA REDONDA:
Avanços em pesquisas sobre Salinidade do solo e da água

• Local: Centro de Eventos do Ceará.
  • Data: 02 de setembro de 2015 Horário: 13:00h às 15:00h.
  • Palestrantes: Hans Raj Gheyi (UFRB), Claudivan Feitosa de Lacerda (UFC), José Francismar de Medeiros (UFERSA).
  • Moderadora: Antônia Leila Rocha Neves (UFC)

Durante a mesa redonda o professor Claudivan Feitosa de Lacerda irá apresentar o tema de pesquisa desenvolvido durante o estágio de pós-doutorado no US Salinity Laboratory, em Riverside – CA. O título será: Usos e perdas de nitrogênio pelo milho sob condições de salinidade.

LANÇAMENTO DE LIVROS
Ao final da Mesa Redonda “Avanços em pesquisas sobre Salinidade do solo e da água” haverá o lançamento do livro “Fundamentos de Drenagem Agrícola”, financiado pelo INCTSal.

• Autores: Sérgio do Nascimento Duarte (ESALQ); Raimundo Nonato Távora Costa (DENA/CCA/UFC); Hans Raj Gheyi (UFCG); José Francismar de Medeiros (UFERSA); Enio Farias de França e Silva (UFRPE); Jarbas Honorio de Miranda (ESALQ)

Durante o Inovagri Intenational Meeting, que ocorrerá juntamente com a Frutal 2015, também será lançado o livro “Inovagri Book 2014: Researches and Technological Advances in Salinity and Irrigation”, que tem os seguintes organizadores: José Antonio Frizonni (ESALQ); Francisco de Souza (Inovagri); Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima (Inovagri); Hans Raj Gheyi (UFCG) e Claudivan Feitosa de Lacerda (DENA/CCA/UFC).

Link para mais informações sobre o Frutal 2015

Fonte: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade – INCTSal