Professores do CCA publicam artigo em revista internacional

Data de publicação: 14 de julho de 2014. Categoria: Notícias
Os professores Alexandre Sampaio, Celso Nagano e Silvana Saker Sampaio, todos do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Pesca, publicaram em coautoria dos docentes do Departamento de Bioquímica da UFC, Kyria Nascimento e Benildo Sousa Cavada, artigo na revista The Journal of Microscopy & Ultramicroscopy.

O artigo, intitulado “Morphology, ultrastructure and immunocytochemistry of Hypnea cervicornis and Hypnea musciformis-(Hypneaceae, Rhodophyta) from the coastal waters of Ceará, Brazil”, traz a importante descoberta sobre a localização celular de lectinas em algas, conforme aponta o resumo do trabalho.

Além dos autores citados, a pesquisa também tem como coautores os professores da Universidade Federal de Santa Catarina, Eder Schmidt e Zenilda Bouzon e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Maura Da Cunha e Saulo Pireda. Os bolsistas de Pós-doutorado Thaiz Rangel e Emilio Miguel, assim como o mestrando Fernando Nascimento, ligados ao Centro de Ciências Agrárias, também têm participação do artigo.

A pesquisa que resultou no artigo foi desenvolvida pelo trabalho dos Laborartórios de Biotecnologia Marinha, orientado pelo professor Alexandre Sampaio, e de Moléculas Biologicamente Ativas,  orientado pelo professor Benildo Sousa Cavada. Uma das imagens analisadas foi escolhida como imagem da capa do períodico. O artigo está disponível para download em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2213879X14000236
Fonte: Professor Alexandre Sampaio, Departamento de Engenharia de Pesca – fone: 3366.9728