Professores dos Departamentos de Fitotecnia e Ciência do Solo da UFC publicam artigo em periódico internacional do grupo NATURE

Data de publicação: 11 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

O artigo intitulado “Balance design for robust foliar nutrient diagnosis of “Prata” banana (Musa spp.)” foi publicado na revista Scientific Reports do grupo Nature e teve como objetivo principal avaliar a robustez e a precisão no diagnóstico do estado nutricional na bananeira Prata fertirrigada, utilizando ferramentas estatísticas no aprimoramento da análise de dados da composição nutricional.

O Brasil é um dos principais países produtores de banana no mundo, porém, apesar da expressiva participação no cenário mundial, o Brasil estagnou sua produtividade, permanecendo praticamente inalterada ao longo de 50 anos, mesmo com os avanços e disponibilidade de tecnologias para o campo. Em contrapartida, a média mundial dobrou sua produtividade neste mesmo período.

Nas áreas utilizadas no presente estudo, foi constado que o desequilíbrio entre os elementos químicos tanto por excesso como deficiência no manejo nutricional da lavoura foi a principal causa dos baixos rendimentos obtido pela cultura da banana na ordem de 88 % dos casos, mesmo tratando-se de cultivos tecnificados que utilizam por exemplo, a fertirrigação. Segundo os pesquisadores, esse fato é um alerta de que mesmo em cultivos altamente tecnificados é necessária a adoção de técnicas e ferramentas confiáveis de análise da composição nutricional em programas de adubação para o estabelecimento e correto ajuste de doses dos nutrientes via fertilizantes. Portanto, é possível atribuírmos a baixa produtividade nacional de banana, em grande parte, a fatores relacionado ao mal gerenciamento dos nutrientes no manejo nutricional da lavoura.

A publicação tem como autores o professor José Aridiano Lima de Deus, que atualmente trabalha no Instituto Emater-PR, e dos professores William Natale e Márcio Cleber de Medeiros Côrrea do Departamento de Fitotecnia da UFC em parceria com o professor Júlio César Lima Neves da Universidade Federal de Viçosa e os professores Serge-Étienne Parent e Léon Etienne Parent da Université Laval, Québec, Canadá.

Vale destacar que o professor Léon Parent participou de uma missão de estudo na UFC como pesquisador visitante no ano de 2017. É considerado uma das maiores autoridades no mundo na área de técnicas de análise de dados e abordagem multivariada aplicada na diagnose nutricional de plantas, além de ter desenvolvido o método mundialmente conhecido como “Compositional Nutrient Diagnosis – CND”.

O artigo está disponível gratuitamente para download no link: https://www.nature.com/articles/s41598-018-32328-y

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732