Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo promove o 2º Seminário Nordestino de Biologia do Solo

Data de publicação: 20 de abril de 2022. Categoria: Notícias

O Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo do Centro de Ciências Agrárias promovem o 2° Seminário Nordestino de Biologia do Solo, evento que ocorrerá nos dias 22 e 23 de abril de 2022. O tema desta edição é Insumos Biológicos: potencialidades e desafios para o semiárido brasileiro.

A programação conta com pesquisadores renomados, que abordarão temas de grande relevância para a promoção do crescimento de plantas frente às mudanças climáticas no semiárido brasileiro

O evento é online e gratuito, e os participantes receberão certificação. Para realizar a inscrição, basta clicar no seguinte link http://bit.ly/2SNBS e preencher o formulário.

Programação:

Dia 22/04/22, às 19h
Palestra: “Bactérias promotoras do crescimento  de plantas como aliadas frente aos preços de fertilizantes” – Drª Mariangela Hungria (EMBRAPA – Soja).

Dia 23/04/22, das 9h às 11h
1. “Tecnologia microbiana para aumento da absorção de fosfatos”  – Drª Christiane Abreu de Oliveira Paiva (EMBRAPA – Milho e Sorgo).
2. “Biopesticidas: obtenção e aplicação no semiárido”. Dr. Carlos Alberto Tuão Gava (EMBRAPA – Semiárido).
3. “Moléculas bioativas no bioma Caatinga” – Drª Keila Aparecida Moreira (UFAPE).

Dia 23/04/22, das 14h às 16h
1. “Decifrando o macrobioma do solo: aplicações e respostas às mudanças climáticas em regiões áridas” – Dr. André Luiz Custodio Franco (Colorado State University (EUA)).
2. “Desvendando o bacterioma de uma halófita: potencial biotecnológico para fitorremediação de solos salinos” – Caio Távora Rachid Coelho da Costa.
3. “Uso de bactérias promotoras do crescimento de plantas no combate ao estresse hídrico” – Giselle Gomes Monteiro Fracetto.

Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas com o professor Arthur Prudêncio de Araujo Pereira, coordenador do evento, pelo e-mail arthur.prudencio@ufc.br.