Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola agora é nota 5 na Capes

Data de publicação: 24 de abril de 2014. Categoria: Notícias
Na última avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola recebeu nota 5, avaliação referente ao triênio de 2010 a 2012. Essa é maior nota entre os Programas do CCA da UFC com mestrado e doutorado e a segunda maior nota nacional dentro da área de Engenharia Agrícola, sendo o Programa da Universidade Federal de Viçosa o de melhor avaliação com nota 6.

O Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Agrícola-DENA do CCA/UFC iniciou suas atividades no ano de 1976 com o Curso de Mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) – CMID. No período de 1976 a 2003 verificaram-se variações no conceito atribuído ao referido curso, tendo atingido notas equivalentes a 3 e 4 no período. No ano de 2004 o CMID recebeu rebaixamento da sua nota de 4 para 3. No final de 2004 iniciou-se um trabalho de recuperação através de avaliações interna dos docentes que teve início no começo de 2005. No ano de 2006 fez-se um seminário no qual se comemorava os 30 anos do curso, assim como uma forma de mobilização dos estudantes, servidores e docentes do DENA no sentido de encontrar melhores resultados no futuro.
No ano de 2007 houve a aprovação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola – PPGEA, com mestrado e doutorado, ambos com nota 4, sendo que o doutorado iniciou suas atividades em 2008. Nesse novo formato o corpo docente do Programa passou a contar com a colaboração de colegas da Embrapa e do Departamento de Ciências do Solo/CCA. Por fim, com a avaliação do triênio 2010 a 2012, a Diretoria de Avaliação da Capes reconheceu, após a análise de um recurso, que o PPGEA tem nota 5, conceito dado a cursos com indicadores classificados como muito bom.

Nesse processo que teve início em 2004 e se estendeu pelos triênios de 2004 a 2006, 2007 a 2009 e 2010 a 2012, foram implementadas diversas estratégias, com dois principais focos: avaliação e mobilização com participação de todos. A avaliação continuada dos docentes e a realização de seminários de avaliação, que a partir de 2009 passaram a ter avaliadores externos ao Programa, são exemplos de como se deve trabalhar para alcançar resultados positivos na Pós-Graduação. Enfim, estão de parabéns todos que fazem parte do PPGEA e todos aqueles que formam o Centro de Ciências Agrárias da UFC.

Fonte: Arquivo CCA