Programação de aniversário de 5 anos do NEAMBE

Data de publicação: 13 de setembro de 2016. Categoria: Notícias

No próximo dia 20 de setembro o NEAMBE – Núcleo de Estudos em Ambiência Agrícola e Bem-estar Animal da UFC completará 5 anos de atividades. Criado em 2011, pelo Prof. Dr. José Antonio Delfino Barbosa Filho do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias/UFC, o grupo tem como foco principal pesquisas voltadas ao conforto térmico e ao bem-estar dos animais de produção, uma vez que as condições de estresse térmico na região Nordeste do Brasil são uma constante.

Uma outra linha de pesquisa muito explorada pelo grupo é a questão das operações pré-abate dos animais, principalmente na avicultura, onde inovações tem sido feitas no sentido de otimizar os processos de manejo, na atuação nos pontos críticos e redução das perdas finais. Segundo o coordenador do grupo, professor José Antonio, a preocupação dos pesquisadores do NEAMBE são pesquisas aplicadas ao setor produtivo, ou seja, chegar em resultados que possam ser diretamente utilizados pelos produtores após a conclusão dos estudos. O NEAMBE tem sede no Departamento de Engenharia Agrícola/CCA/UFC, no Campus do Pici, e conta atualmente com 8 pesquisadores associados de diversas universidades do país e com um total de 10 estudantes entre pós-graduação (mestrado e doutorado) e graduação (iniciação científica).

Em virtude da celebração dos 5 anos do grupo, o NEAMBE irá oferecer a comunidade acadêmica o mini-curso “Monitoramento Ambiental na Produção Animal”, que ocorrerá no próximo dia 23 de setembro a partir das 14h no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola no Campus do Pici. As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas a partir da próxima quarta-feira, dia 14/09, pelo link. Gratuito e com 3 horas de duração o mini-curso abordará aspectos básicos sobre as técnicas de medição e instalação dos principais aparelhos utilizados no monitoramento ambiental de instalações zootécnicas e terá como palestrante o Professor Daniel Gurgel Pinheiro, pesquisador do NEAMBE.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732