Projeto Cantoria no Campus 2016

Data de publicação: 25 de janeiro de 2016. Categoria: Notícias

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC Sindicato) promove, no dia 29 de janeiro de 2016 (sexta-feira), a 1ª Cantoria do ano. O evento acontecerá na Sede da ADUFC, Fortaleza e contará com as participações dos Cantadores Geraldo Amâncio, Zé Viola e Zé Eufrásio.

Dentre as variadas formas dos cantares folclóricos nordestinos, a Cantoria de Viola desponta como uma dessas formas de expressão poética que emociona e traduz de forma definidora o gosto, a vida e a alma dos nordestinos”. A cantoria de viola é, sem dúvida alguma, uma das mais significativas tradições culturais do Nordeste Brasileiro, com raízes interioranas e com penetração urbana nos dias atuais. Apesar desse reconhecimento, no entanto, verifica-se que o público da cantoria é pequeno no Estado do Ceará, embora seja muito fiel. Esse público pequeno deve-se, em parte, a pouca divulgação desse gênero cultural, particularmente entre os mais jovens. Nesse sentido, o projeto Cantoria no Campus, iniciado em 2011 com apoio da Adufc, pode contribuir para ampliar o publico da cantoria, permitindo sua divulgação no meio acadêmico, com possibilidade de impacto positivo entre professores, servidores e estudantes. Espera-se, com isso, contribuir para ampliação do público da cantoria no Estado do Ceará, especialmente entre os mais jovens.

Data: 29 de janeiro de 2016 (sexta-feira),
Horário: 18h (abertura do bar) / apresentação dos cantadores a partir das 20h.
Local: Espaço Cultural da sede da ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346.