Projeto Começando Certo publica 4 livros

Data de publicação: 22 de dezembro de 2016. Categoria: Notícias

Hoje, dia 22 de dezembro ocorre, no auditório do Departamento de Fitotecnia-CCA/UFC, o lançamento de 4 livros do Projeto Começando Certo: Matéria Orgânica e Compostagem; Experimentação Agrícola na Pesquisa Participativa; Produção Sustentável de Culturas Anuais e; Manutenção de Hortas: práticas Culturais e Aspectos a serem Considerados.

Os Livros são de autoria dos Professores Marcelo Almeida Guimarães, Alexandre Bosco de Oliveira, Júlio César do Vale, Julius Blum, Raul Shiso Toma (todos do Centro de Ciências Agrárias/UFC), da Professora Clébia Mardônia Freitas Silva (da UNILAB) e da Engenheira Agrônoma Renata Fernandes de Matos.

O Projeto Começando Certo: comunidade e universidade de “mãos dadas” para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável no semiárido é uma iniciativa que procura desenvolver uma literatura com o objetivo de introduzir e desenvolver conceitos relacionados às práticas culturais e aos aspectos a serem considerados para a manutenção de hortas, de modo acessível aos jovens participantes do projeto e produtores rurais em geral. No entanto, os conteúdos são abordados em profundidade suficiente para desenvolver o raciocínio crítico de seus leitores, servindo, inclusive, para a utilização na educação superior.

Essa iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/CNPq, Ministério do Desenvolvimento Agrário/INCRA, Universidade Federal do Ceará-UFC e Unilab.

A ação se desenvolve nas comunidades Agrovila e Lagoa do São João do município de Aracoiaba-CE e visa fundamentalmente capacitar jovens do ensino médio dessas comunidades nas práticas agrícolas sustentáveis.