Projeto coordenado pelo Hidrosed recebe pesquisadores internacionais

Data de publicação: 16 de junho de 2014. Categoria: Notícias
Entre 26 de maio e 19 de junho o Grupo de Pesquisas Hidrossedimentológicas do Semiárido (Hidrosed) realiza oficina de lançamento do projeto "Sensoriamento remoto como estratégia para a gestão das águas no semiárido: uso de análise hiper-espectral para obtenção de dados hidroambientais". O projeto é financiado pelo PROBRAL, programa da Capes que financia junto com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) pesquisas desenvolvidas por grupos brasileiros e alemães vinculados à Instituições de Ensino Superior  e ou Pesquisa. O projeto conta com a participação do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da UFC, do Instituto Federal Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Universidade de Intergação Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Para a oficina fizeram-se presentes, além de dez pesquisadores brasileiros das três instituições, sete investigadores estrangeiros, sendo cinco da Alemanha, um da Holanda e uma da China. A oficina é composta de duas etapas. Na primeira, já concluída, houve uma série de seminários, nos quais os participantes apresentaram suas contribuições à pesquisa, seguidos de debates. Na segunda estão sendo realizados trabalhos de campo, particularmente na Bacia de Madalena, localizada no município homônimo.

Nesse sentido, estão sendo realizados levantamentos batimétricos, de qualidade de água e ecológicos em vários pequenos açudes da referida bacia. Além disso, investiga-se por meio de dados de campo a geração de escoamento em encostas do bioma Caatinga por meio da técnica de RFID.

Fonte: Professor José Carlos de Araújo, Departamento de Engenharia Agrícola – fone:3366.9757