Projeto de energia solar fotovoltaica

Data de publicação: 22 de abril de 2016. Categoria: Notícias

A Coelce aprovou o primeiro projeto de energia solar fotovoltaica conectada à rede elétrica da UFC. O projeto, coordenado pelo professor Paulo Cesar Marques de Carvalho, foi desenvolvido pela equipe do Laboratório de Energia Alternativa-LEA/CCA, localizado no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agricultura Urbana-NEPAU/CCA.

O objetivo é produzir energia elétrica a partir de fonte fotovoltaica e injetar na rede elétrica. Além da produção de energia elétrica de fonte limpa e renovável o projeto também visa pesquisar o desenvolvimento de tecnologias próprias para o aperfeiçoamento desses sistemas. A montagem do sistema, aprovada pela Coelce, foi executada pelos alunos de curso de capacitação Plantando Energia. A equipe do LEA espera a vistoria da Coelce e a autorização para ligar o sistema à rede elétrica.

Equipe executora

• Prof. Paulo Cesar Marques de Carvalho – Professor de Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia – Coordenador do projeto
  • Dr. Francisco José Firmino Canafístula – Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias
  • Renata Pereira – Dourando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica