Projeto de robótica encaminha vegetais da horta a embalagens

Data de publicação: 20 de novembro de 2013. Categoria: Notícias

Intitulado colhedora de hortícolas multifuncional de herbáceas, folhosas, tuberosas, fistulosas, raízes e bulbos, o projeto de robótica patenteado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) reúne em uma só máquina a capacidade de colher diversos vegetais em hortas e encaminhá-los diretamente para as embalagens. Essa multifuncionalidade é fruto de uma longa pesquisa de aproximadamente quatro anos do professor Daniel Albiero do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias acompanhado de seus alunos pesquisadores que visam melhorar a produção sem prejudicar os vegetais.

O professor explica que a máquina foi projetada para realizar a colheita de diferentes tipos de vegetais e que não há grandes mudanças na estrutura. “De 100% das peças só é trocado 5%. É como se fosse um brinquedo que você troca as peças. Alface, cenoura, cebolinha cada um tem sua especificidade”.

Leia a matéria completa no portal da Tribuna do Ceará.

Fonte: Tribuna do Ceará.