Projeto Social do SESC visita o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana

Data de publicação: 22 de junho de 2018. Categoria: Notícias

Os beneficiários do Projeto Pensando Verde do Serviço Social do Comércio (SESC) de Fortaleza, coordenado pela analista assistencial Clarice Araújo Barbosa Costa, visitaram o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana (NEPAU), em 21/06/2018. O “Pensando Verde” visa despertar a consciência ambiental através da agricultura urbana e da educação ambiental. Os 30 participantes do “Pensando Verde”, compostos por estudantes, mães e idosos, foram recepcionados pelo coordenador do NEPAU, Professor Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra. Em sala de aula o Prof. Marcos Esmeraldo fez a distribuição de folders informativos sobre cultivo em pequenos espaços, produção de mudas de plantas nativas, cultivo de plantas medicinais e tecnologia social: horta ecológica. Em seguida os participantes percorreram vários locais no Núcleo onde tiveram a oportunidade de conhecer como se faz o composto orgânico, as plantas medicinais e o seu cultivo, os vasos autorrigáveis, a produção de mudas em bandejas numa estufa agrícola, o preparo do substrato para preenchimento dos recipientes para produção de mudas das plantas nativas da Caatinga e o transplantio de hortaliças. O encerramento da visita constou do plantio simbólico de cinco mudas das seguintes espécies nativas: pereiro, catingueira, sabonete, araticum-do-brejo e buriti no Bosque Prof. Prisco Bezerra. Cada um dos participantes levou para casa três mudas (pimenta, manjericão e flamboyant mirim) para iniciar a sua horta doméstica e embelezar o seu jardim. As fotos abaixo registram as atividades realizadas durante a visita.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – Fone: 85 3366 9732