Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Quatro décadas de criação do Mestrado em Tecnologia de Alimentos

Data da publicação: 6 de julho de 2015 Categoria: Notícias

No dia 09 de Julho de 1975, foi criado o curso de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos da UFC.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, cursos de Mestrado e Doutorado, é desenvolvido sob a responsabilidade do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de formar recursos humanos na área, qualificados para o exercício das atividades de magistério superior e da pesquisa científica, bem como gerar conhecimento que viabilizem tecnologias coerentes com as condições socioeconômicas da região Nordeste.

Inicialmente o curso tinha foco no desenvolvimento da pesquisa em fruticultura tropical. Porém foi se diversificando e hoje conta com cerca de 29 disciplinas e 99 créditos.

As linhas de pesquisa do programa podem ser organizadas nos seguintes segmentos:

 

  • Ciência e tecnologia de produtos de origem animal

Estudo de parâmetros químicos, físico-químicos, sensoriais e propostas tecnológicas para solucionar desafios da ciência e da tecnologia atuais, aplicando às matérias-primas "in natura" e processadas das carnes, leites, aves e do pescado de consumo regional. 

 

  • Ciência e tecnologia de produtos de origem microbiana e enzimática

Avaliação de parâmetros químicos, físico-químicos, sensoriais e desenvolvimento de processos biotecnológicos direcionados à solução de desafios da ciência e da tecnologia da fermentação utilizada na obtenção de produtos de alto valor agregado.

 

  • Ciência e tecnologia de produtos de origem vegetal

Estudo de parâmetros químicos, físico-químicos, sensoriais e propostas tecnológicas para solucionar desafios da ciência e da tecnologia atuais, aplicados às matérias-primas de origem vegetal "in natura" e processadas.

 

  • Gestão da qualidade em alimentos

Aplicação e desenvolvimento de métodos e técnicas químicas, físico-químicas, sensoriais e microbiológicas aos mais diversos segmentos da ciência e da tecnologia de alimentos, para garantir a produção, comercialização e consumo dos alimentos dentro de padrões de qualidade.

 

O Curso de Mestrado foi estabelecido formalmente em 1975, enquanto o de Doutorado em 2009, com nível de avaliação do Programa (CAPES): 4 (quatro) e conta atualmente com as seguintes. O Programa já pós-graduou [até novembro de 2013] 359 Mestres (produção de 359 dissertações) e 6 Doutores (produção de 6 teses).

 

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo