Quatro décadas de criação do Mestrado em Tecnologia de Alimentos

Data de publicação: 6 de julho de 2015. Categoria: Notícias

No dia 09 de Julho de 1975, foi criado o curso de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos da UFC.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, cursos de Mestrado e Doutorado, é desenvolvido sob a responsabilidade do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de formar recursos humanos na área, qualificados para o exercício das atividades de magistério superior e da pesquisa científica, bem como gerar conhecimento que viabilizem tecnologias coerentes com as condições socioeconômicas da região Nordeste.

Inicialmente o curso tinha foco no desenvolvimento da pesquisa em fruticultura tropical. Porém foi se diversificando e hoje conta com cerca de 29 disciplinas e 99 créditos.

As linhas de pesquisa do programa podem ser organizadas nos seguintes segmentos:

• Ciência e tecnologia de produtos de origem animal

Estudo de parâmetros químicos, físico-químicos, sensoriais e propostas tecnológicas para solucionar desafios da ciência e da tecnologia atuais, aplicando às matérias-primas "in natura" e processadas das carnes, leites, aves e do pescado de consumo regional.

• Ciência e tecnologia de produtos de origem microbiana e enzimática

Avaliação de parâmetros químicos, físico-químicos, sensoriais e desenvolvimento de processos biotecnológicos direcionados à solução de desafios da ciência e da tecnologia da fermentação utilizada na obtenção de produtos de alto valor agregado.

• Ciência e tecnologia de produtos de origem vegetal

Estudo de parâmetros químicos, físico-químicos, sensoriais e propostas tecnológicas para solucionar desafios da ciência e da tecnologia atuais, aplicados às matérias-primas de origem vegetal "in natura" e processadas.

• Gestão da qualidade em alimentos

Aplicação e desenvolvimento de métodos e técnicas químicas, físico-químicas, sensoriais e microbiológicas aos mais diversos segmentos da ciência e da tecnologia de alimentos, para garantir a produção, comercialização e consumo dos alimentos dentro de padrões de qualidade.

O Curso de Mestrado foi estabelecido formalmente em 1975, enquanto o de Doutorado em 2009, com nível de avaliação do Programa (CAPES): 4 (quatro) e conta atualmente com as seguintes. O Programa já pós-graduou [até novembro de 2013] 359 Mestres (produção de 359 dissertações) e 6 Doutores (produção de 6 teses).