Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Realizada defesa de tese sobre recuperação de solo salino-sódico para cultivo de coqueiro

Data de publicação: 1 de novembro de 2012. Categoria: Notícias

Na última segunda-feira, 29, foi realisada a defesa de tese intitulada “Uso integrado de práticas de manejo na recuperação de um solo salino-sódico cultivado com coqueiro”, de Carlos Henrique Carvalho de Sousa, no Departamento de Engenharia Agrícola.

A banca de avaliação foi composta pelos professores Claudivan Feitosa de Lacerda (orientador), Hans Raj Gheyi, Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, Fernando Felipe Ferreyra Hernandez e Raimundo Nonato Távora Costa.

Durante a pesquisa, que foi realizada em área de agricultura familiar localizada no Núcleo A do Perímetro Irrigado Curu Pentecoste – no município de Pentecoste –, foram documentadas as diferenças no plantio de coqueiro na área antes e depois de serem utilizadas técnicas de recuperação do solo, incluindo melhorias no sistema de drenagem e aplicação de gesso e matéria orgânica. Ao final foi realizada uma análise econômica que indicou a sua viabilidade.

Mais detalhes sobre a pesquisa, incluindo fotos comparativas do professor de plantio dos coqueiros, podem ser encontrados no blog do Centro de Ciências Agrárias pelo endereço eletrônico www.ccaufc.blogspot.com.br

Fonte: Professor Claudivan Feitosa de Lacerda, Departamento de Engenharia Agrícola. Telefone: 3366 9127

 

Acessar Ir para o topo