Recuperação Ambiental da ARIE Fazenda Raposa, em Maracanaú-CE

Data de publicação: 23 de fevereiro de 2023. Categoria: Fazenda Raposa, Fazendas Experimentais, Notícias

Na visita ocorrida em 16 de fevereiro de 2023, a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Fazenda Raposa (área: 136,65 ha e perímetro: 5,63 km) constatamos os avanços na melhoria das condições de infraestrutura, como a reforma da sede administrativa feita pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará-SEMA, a criação de uma equipe de brigadistas para combate aos incêndios florestais, a aquisição de equipamentos e ferramentas, a instalação de um viveiro para produção de mudas e a recuperação das áreas degradadas e entorno executadas pela Associação Caatinga e parceiros são atividades ambientais importantes que estão sendo implementadas na ARIE Fazenda Raposa.

Afora isso, a equipe de prestadores de serviço, disponibilizada pela Prefeitura de Municipal de Maracanaú (PMM), fez a recuperação da estrada, recolhimento do lixo, limpeza dos oito campos e dos acessos da Coleção de Copernicia spp., constituída por 10 espécies e implantada pela empresa S.C. Johnson na década de 1930, sendo a única no Brasil, aceiros da propriedade, manutenção do viveiro e plantio de mudas. Essas ações estão em consonância com o previsto no acordo de cooperação técnica (ACT) celebrado entre SEMA, UFC e PMM (ACT n° 98/2021).

Em relação a recuperação das áreas degradadas, ação integrante do “Projeto Recuperação Ambiental da Fazenda Raposa”, realizada pela Associação Caatinga com a The Coca-Cola Foundation e apoio da Solar Coca-Cola, foram plantadas no ano passado 9.375 mudas de carnaúba e 3.125 das seguintes espécies nativas: tamboril (625), catingueira (200), jucá (300), pereiro (250), angico (250), mulungu (100), sabiá (500), coronha (500), cumaru (150) e aroeira-do-sertão (250), perfazendo assim um total de 12.500 mudas pertencentes a quatro famílias botânicas (Arecaceae-9.375, Fabaceae-2625, Apocinaceae-250 e Anacardiaceae-250). Para 2023 está previsto o plantio de 6.250 mudas de carnaúba e mais 8 mil de espécies nativas na APA do Rio Maranguapinho.

Essa ação de reflorestamento enriqueceu a flora da ARIE Fazenda Raposa, composta por marmeleiro, mororó, jurema branca, carnaúba, sabiá, espinheiro preto, espinho-de-judeu, mofumbo, maniçoba, cantanduva etc., com a introdução de novas espécies como aroeira-do-sertão, pereiro e mulungu, atingindo assim 22 famílias e 27 espécies.

Fonte: Prof. Titular Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra – Diretor da Fazenda Raposa e do Sítio São José, do Centro de Ciências Agrárias da UFC.