Reitor inaugura Orquidário do Centro de Ciências Agrárias

Data de publicação: 7 de março de 2013. Categoria: Notícias

Na tarde do dia 05, terça-feira, foi inaugurado o Orquidário da UFC. A inauguração aconteceu durante a programação do I Simpósio Brasileiro de Orquideas (I SIMBRAORQ), que segue até domingo, 10. Localizado na Horta Didática do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias, o orquidário será aberto ao público a partir de abril, às quartas-feiras, para visitação.

No evento, estavam presentes o Reitor Jesualdo Farias; o Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), professor Luiz Antônio Maciel de Paula; o Assessor de Comunicação Institucional, professor Italo Gurgel; a Pró-Reitora de Extensão, Marcia Maria Carvalho Machado; o Diretor do Instituto de Educação Física, professor Antônio Barroso Lima; o Diretor do Centro de Tecnologia, professor José de Paula Barros Neto; a Representante da EMBRAPA, Ana Cecília Castro; professores do Centro de Ciências Agrárias, servidores técnicos administrativos, estudantes do CCA e jornalistas.

Durante a solenidade, fizeram uso da palavra, destacando a importância do equipamento, além do Reitor, o Diretor do CCA, a Pró-Reitora de Extensão, o Assessor de Comunicação Institucional e o idealizador do Orquidário, professor Roberto Jun Takane.

Segundo reportagem divulgada pelo site da UFC, o Reitor Jesualdo Farias afirmou, em sua fala, que "Iniciativas assim têm papel fundamental na transferência de tecnologia e apresentação de alternativas aos problemas de nosso Estado, que tanto sofre com as secas. Mais que um local de visitação, será um importante espaço de conscientização ambiental em Fortaleza". Já o professor Luis Antônio declarou que o Orquidário é “a síntese do novo CCA, sintonizado com as novas vertentes da produção agropecuária”.

Ainda segundo a reportagem do site da UFC, o Prof. Takane explicou que, com a necessidade de um espaço em um órgão de estudo e pesquisa, aliada à cobrança dos produtores dessas espécies pelo Brasil, foi criada, em 2009, uma comissão que tinha a finalidade de construir um orquidário técnico dentro da Universidade. Em 2010, foi dada a entrada a um projeto de pesquisa junto ao Banco do Nordeste e, em 2011, o projeto foi aprovado e o orquidário, construído.

A inauguração desse “banco de germoplasma”, como ressaltou o Diretor do CCA, integra os festejos comemorativos do 95º ano do Centro.

Fonte: Site da Universidade Federal do Ceará