Reunião sobre unidade de conservação na Fazenda Raposa

Data de publicação: 17 de maio de 2018. Categoria: Notícias

A Diretora do Centro de Ciências Agrárias, professora Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, recebeu, na manhã do dia 16 de maio de 2018, a visita de comitiva formada pela Dra. Maria Luíza Nogueira Paes, Analista Ambiental aposentada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do professor do Departamento de Fitotecnia e Diretor da Fazenda Raposa, Antônio Marcos Esmeraldo Bezerra, do professor Francisco Carlos Barboza Nogueira, do Departamento de Estudos Interdisciplinares e da estudante de Economia Ecológica Erika Kirsten Dobe.

Essa visita foi articulada pelo professor Carlos Barboza e alunos do Curso de Economia Ecológica, que foram incumbidos, pelo professor Marcos Esmeraldo e pela professora Sônia, de realizarem estudo de viabilidade técnica para transformação da Fazenda Raposa, localizada em Maracanaú-CE em uma Unidade de Conservação.

A Dra. Maria Luíza fez esclarecimentos importantes sobre a criação de Unidades de Conservação (UC) em nível Federal. Informou que os estudos técnicos são essenciais e primordiais para determinar a escolha da categoria da UC a ser criada. Levantamentos sobre as características abiótica e bióticas, sobre o meio socioeconômico, cultural e fundiário são determinantes para definir se uma unidade se enquadra na categoria de Estação Ecológia-ESEC, por exemplo, ou em uma área de Relevante Interesse Ecológico-ARIE.

A Dra. Maria Luíza que fez seu doutorado em Sociologia do Turismo na Natureza pela UnB, tem larga experiência em Manejo de Unidades de Conservação da Natureza, foi a primeira coordenadora da Coordenação de Visitação de Unidades de Conservação do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, posteriormente, do ICMBio. Também participou do acordo de cooperação técnico entre Brasil, Venezuela, Peru, Colômbia e Guianas para a Política de Ecoturismo para a Amazônia.

Fonte: Direção do Centro de Ciências Agrárias. Fone: 3366 9731.