Revista Ciência Agronômica: 50 anos de qualidade

Data de publicação: 9 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias

A Revista Ciência Agronômica (RCA) do Centro de Ciências Agrárias vem sendo publicada desde julho de 1971. Fundada por Raimundo de Pontes Nunes, ela foi criada para difundir os conhecimentos científicos na área de ciências agrárias desenvolvidos pelos pesquisadores da então Escola de Agronomia do Ceará (que deu origem ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará).

A RCA prioriza a divulgação de pesquisas inéditas e novas tecnologias de interesse nas áreas relacionadas às áreas de Ciências Agrárias e de Recursos Naturais e é direcionada a profissionais de nível superior, professores, pesquisadores e estudantes ligados às áreas de Ciências Agrárias, Engenharia de Alimentos, Recursos Naturais e Recursos Pesqueiros e Zootecnia.

O trabalho realizado por seus editores e corpo técnico administrativo e a qualidade dos artigos publicados fizeram a Revista Ciência Agronômica alcançar, em 2019, o 9º maior fator de impacto do Brasil na área de Ciências Agrárias.

O valor da RCA também se reflete na avaliação Qualis, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no qual obteve a qualificação de B1 nas áreas de Ciências Agrárias I, Ciências Ambientais, Ciências de Alimentos e Zootecnia/Recursos Pesqueiros.

Artigos publicados na Revista Ciência Agronômica estão indexados nas bases: AGRIS (International Information System for the Agricultural Sciences and Technology), AGRICOLA (Agricultural Online Access), AGROBASE (Base de Dados da Agricultura Brasileira), CAB INTERNATIONAL (International Centre for Agriculture and Biosciences), CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), EBSCO Publishing, ISI (Institute for Scientific Information), LATINDEX (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina), REDALYC, SciELO (Scientific Electronic Library Online) e SCOPUS.

A RCA oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista Ciência Agronômica chega ao seu Jubileu de Ouro como uma publicação relevante e de qualidade. Olha para o passado com gratidão e orgulho pelo trabalho feito pelos editores-chefes anteriores, servidores técnico-administrativos e bolsistas, e vislumbra um futuro em que terá ainda mais destaque na produção científica nacional e internacional.