Revista Ciência Agronômica tem Qualis e Fator de Impacto atualizados

Data de publicação: 2 de julho de 2013. Categoria: Notícias

Foi divulgada nas últimas semanas a atualização do Journal Citation Reports (JCR) 2012 e a Revista Ciência Agronômica voltou a ter Fator de Impacto. A última vez que isso havia ocorrido tinha sido em 2009, quando o Fator de Impacto da RCA era de 0.569. O Fator de Impacto é uma medida que calcula o número de citações de artigos em um periódico.

Criada em 1971, com o nome de Ciência Agronômica, a Revista Ciência Agronômica, periódico científico do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará chega aos 42 anos com muitas conquistas alcançadas.

A revista é indexada em importantes bases como: AGRIS, AGRICOLA, AGROBASE, CAB International, CAPES, EBSCO Publishing, ISI, LATINDEX, Redalyc, SciELO e SCOPUS. A partir de 2007, a forma impressa da RCA passou a ser divulgada para mais de 200 bibliotecas de instituições públicas e privadas brasileiras, e 85 internacionais, nas áreas das ciências naturais. A Revista Ciência Agronômica contribui ainda com a permuta de 150 fascículos nacionais e 30 internacionais no campo das ciências agrárias, recursos naturais e áreas afins, para a Biblioteca de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará.

Recentemente o Qualis foi atualizado e a Revista Ciência Agronômica passou a ser “B1” em mais duas áreas: Interdisciplinar e Geografia. O periódico já era “B1” em Ciências Agrárias desde o início de 2012. Nas últimas semanas a Thomson Reuters divulgou o Journal Citation Reports (JCR) 2012 e a Revista Ciência Agronômica teve Fator de Impacto de 0.713. Na grande área de Ciências Agrárias ela ocupa a 3ª posição no Brasil, ficando atrás apenas da Scientia Agricola (ESALQ/USP): 0.796 (1ª colocada) e Revista Brasileira de Ciência do Solo (Sociedade Brasileira de Ciência do Solo): 0.733 (2ª colocada). Em termos de região, ela é a 1ª do Nordeste.

Todos esses avanços demonstram que a Revista Ciência Agronômica tem evoluído na sua missão de divulgar a pesquisa científica no campo das Ciências Agrárias e essas conquistas são reflexo do trabalho e dedicação de todos os envolvidos: editores, avaliadores, autores e secretaria do periódico.

A RCA vem mantendo periodicidade trimestral desde 2007 e na sua página (http://www.ccarevista.ufc.br ) é possível acessar todos os trabalhos já publicados desde a sua criação.