São realizadas aulas práticas da disciplina “Máquinas e Implementos Agrícolas”

Data de publicação: 4 de dezembro de 2012. Categoria: Notícias

Nos dias 28 e 29 de novembro, foram realizadas aulas práticas da disciplina “Máquinas e Implementos Agrícolas”, ministradas pelos Professores Leonardo Monteiro e Daniel Albiero do Departamento de Engenharia Agrícola. As aulas aconteceram na área experimental do Departamento de Fitotecnia, em frente ao Departamento de Engenharia de Alimentos.

Nestas aulas, os alunos visualizaram e praticaram o uso de técnicas de preparo periódico de solo com três equipamentos distintos: arado de aiveca, enxada rotativa e grade aradora. Estes equipamentos foram tracionados pelas ultimas aquisições do Departamento de Engenharia Agrícola: três tratores Valtra novos, um BM120, um BM125i e um A950 com potência, respectivamente, de 120CV, 125CV e 95CV.

Alunos de graduação, bolsistas de  Iniciação Científica e alunos de Mestrados do Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas (LIMA) e do Laboratório de Energias Renováveis na Agricultura do Semiárido (LERAS) participaram das aulas auxiliando os professores na construção do conhecimentos das diversas turmas. Parâmetro importante da aula foi a importância dada às técnicas de convivência com o semiárido, demonstrando-se o extremo perigo de danos ambientais ao se usar máquinas agrícolas de forma incorreta nos solos do semiárido.

Confira as fotos das aulas práticas no blog do CCA .

Fonte: Prof. Leonardo de Almeida Monteiro, Departamento de Engenharia Agrícola (DENA). Telefone: (85) 3366-9128