Seminário da Engenharia Agrícola discute a Internacionalização do Conhecimento

Data de publicação: 4 de março de 2015. Categoria: Notícias

Nesta sexta-feira, 06, estará acontecendo o Seminário em Engenharia Agrícola (I e II) com o tema Internacionalização do Conhecimento.

O seminário terá como palestrante Tito Lívio Cruz Romão, será no Auditório do Departamento de Engenharia Agrícola (CCA-UFC), e no horário de 10:00h as 11:30h

Tito Lívio Cruz Romão é doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Graduação em Letras Francês-Português pela Universidade Estadual do Ceará (1984), Graduação em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (1985), Mestrado em Linguística Aplicada (Tradução) pela Johannes-Gutenberg Universität Mainz/Alemanha (1990) e Especialização em Interpretação de Conferências (Interpretação Simultânea e Consecutiva) pela Ruprecht Karl-Universität Heidelberg/Alemanha (1992). É Coordenador de Assuntos Internacionais da Universidade Federal do Ceará, Coordenador Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras na UFC, Tradutor Público e Intérprete Comercial nomeado pela Junta Comercial do Estado do Ceará para a língua alemã. Desde 1993 é professor de língua e cultura alemã no Curso de Letras Português/Alemão e desde 2014, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) da UFC. Traduziu livros, capítulos de livros e artigos do alemão, francês e inglês. Atualmente está traduzindo uma série de histórias clínicas de Sigmund Freud. Entre 1997 e 2001 foi leitor brasileiro, vinculado ao Itamaraty, no Centro de Ciências da Translação (Zentrum für Translationswissenschaften) da Universidade de Viena. Foi membro da Diretoria da ABRAPT – Associação Brasileira de Pesquisadores em Tradução (2011-2013). Desde 2011 faz parte da Associação Cearense de Tradutores Públicos e é vice-presidente da Associação Norte-Nordeste de Professores de Alemão. É membro-fundador da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos. Na UFC também é coordenador institucional do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC), uma iniciativa conjunta do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, da Organização dos Estados Americanos (OEA) e diversas IES brasileiras.

Informações:
Palestra: Internacionalização do Conhecimento
Palestrante: Tito Lívio Cruz Romão
Local: Auditório do Departamento de Engenharia AgrícolaCentro de Ciências Agrárias – CCA/UFC, Bloco 804 Departamento de Eng. Agrícola – CEP: 60.455-760 Fortaleza CE – Campus do PICI
Horário: 10:00h as 11:30h
Data: 06/03/2015 (Sexta-feira)