Seminário Economia Ecológica: educação para uma mudança de paradigma

Data de publicação: 17 de março de 2017. Categoria: Notícias

Entre os dias 21 e 23 de março o curso de Economia Ecológica da Universidade Federal do Ceará promoverá o Seminário “Economia Ecológica: educação para uma mudança de paradigma”. O principal objetivo do evento é refletir sobre as contribuições da economia ecológica para a reflexão sobre como a educação pode atuar nesse momento de crise de paradigmas mundiais, no âmbito social, econômico, político e ambiental. Além disso, o seminário espera divulgar o curso de graduação em Economia Ecológica da UFC e iniciar a aproximação do corpo discente e docente com a Sociedade Internacional de Economia Ecológica e a Sociedade Brasileira de Economia Ecológica.

A programação conta com mesas temáticas e minicursos, que discutirão temas atuais e pertinentes à reflexão acerca de como a educação em economia ecológica pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida no planeta. A Conferência de abertura será realizada no dia 21 de março, pelo Presidente da Sociedade Internacional de Economia Ecológica, o brasileiro Clóvis Cavalcanti, e terá como tema “Economia Ecológica no mundo: a produção acadêmica, tendências, limites e possibilidades de uma ciência pós-normal”.

A programação conta ainda com mais duas mesas temáticas e cinco minicursos. As mesas temáticas são: “Diálogo entre economia ecológica e agroecologia”, com Guillermo Gamarra, professor da UFC, no dia 22 de março; e “O “estado da arte” do ensino em economia ecológica no brasil e a sociedade brasileira de economia ecológica”, com Daniel Caixeta, Diretor da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, no dia 23 de março. Os cinco minicursos são: “Introdução a economia ecológica”; “Práticas de cuidado e bem viver”; “Sustentabilidade e relações de poder”; “A crise hídrica no Ceará”; e “Como ecossistemas fornecem bens e serviços? ”.

O Seminário acontece no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da Universidade Federal do Ceará. A Conferência de abertura e as mesas temáticas acontecerão a partir das 19h no Auditório do curso de Zootecnia, e os minicursos acontecerão no das 14 às 18h no Bloco 860.

As atividades do Seminário darão direito à Certificado. Os minicursos têm vagas limitadas e é preciso fazer a inscrição prévia. Para inscrições, enviar nome completo, e-mail e curso para o e-mail do Seminário: seminarioecoeco@gmail.com. Mais informações: Facebook.

Local:
Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias
Auditório do Departamento de Zootecnia e Bloco 860
Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra

Período:
21 a 23 de março de 2017

Programação:
Acessar arquivo (PDF 335.12 KB)

Realização:
Universidade Federal do Ceará – UFC
Curso de Economia Ecológica – UFC

Apoio: