Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias

Área do conteúdo

Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido começa no dia 27, em Quixadá

Data de publicação: 25 de maio de 2015. Categoria: Notícias

Com o tema "Convivência com o semiárido: certezas e incertezas", o Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido (SBRNS) ocorrerá de 27 a 29 de maio, na Faculdade Cisne, em Quixadá (CE). O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo de Água e Solo no Semiárido (Massa), que reúne professores e alunos das áreas de Engenharia Agrícola e Recursos Naturais da UFC e do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

A cerimônia oficial de abertura, no dia 27, às 19h, contará com palestra do Prof. Timothy Joseph Finan, da Universidade do Arizona, sobre o tema "Transições e transformações no semiárido cearense: como construir uma sociedade rural resiliente?". Para a mesma solenidade está programado o lançamento do livro O sertão: encantos e cantos, de Eunice Maia de Andrade, Ana Célia Maia Meireles e Luiz Gonzaga Lima Maia.

Com vasta programação de palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, o Simpósio iniciará as atividades gerais na manhã do dia 27. Das 8h às 10h, será realizado mutirão para plantio de essências nativas, para recuperação de área degradada do bioma caatinga nas proximidades do Seminário Diocesano.

Dentro da programação também serão ofertados minicursos para públicos específicos. Dentre eles, o de Horta de Cultivo Familiar (plantas medicinais e hortaliças) e de Empreendedorismo para Agricultura Familiar, destinados a agricultores familiares, e os de Purificação da Água para Uso Doméstico através de Raios Solares e Educação Ambiental para o Ensino Fundamental, para professores de escolas municipais.
Nos dias 28 e 29 ocorrerão mesas-redondas sobre temas como "Disponibilidade e demanda hídrica no semiárido", "Uso da terra e a sustentabilidade do semiárido", "Exploração da questão do carbono na Caatinga" e "Perspectivas, certezas e incertezas do clima no semiárido". No Simpósio também estão previstas apresentações de trabalhos científicos de forma oral e em pôsteres. Mais informações sobre programação e inscrições no http://sbrns2015.blogspot.com.br/

Fonte: Comissão Organizadora do Evento ‒ fone: 85 3366 9762

Acessar Ir para o topo