Solenidade em homenagem ao Prof. Sebastião Medeiros Filho, ex-diretor do CCA

Data de publicação: 10 de março de 2015. Categoria: Notícias

Na última sexta-feira, 06, foi realizada solenidade em homenagem ao professor Sebastião Medeiros Filho, ex-diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFC (CCA-UFC). A solenidade foi marcada pela aposição do retrato do professor Sebastião Medeiros Filho na Galeria de Ex-Diretores do Centro de Ciências Agrárias da UFC

Na solenidade, tomaram voz o professor Sebastião Medeiros Filho, homenageado, e a professora Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, vice-diretora do Centro de Ciências Agrárias da UFC, que leu o discurso de autoria do professor Luiz Antônio Maciel de Paula, diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFC.

Confira abaixo a transcrição do discurso:

"Estamos aqui reunidos para celebrar a história da Escola de Agronomia e do Centro de Ciências Agrárias. Há 97 anos a Escola foi criada. Há 42 anos ela foi transformada neste Centro. Parece pouco tempo para a história da humanidade, mas significa muito para História do Ceará.

Nos anos 1970, foram criados os cursos de graduação em Economia Doméstica, Engenharia de Pesca e Tecnologia de Alimentos, este depois convertido em Engenharia de Alimentos. Na década passada, criamos o Curso de Zootecnia. Neste ano, daremos início aos novos cursos de Gestão de Políticas Públicas e Economia Ecológica.

Na pós-graduação, nasceram sete cursos de doutorado e nove de mestrado nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Biotecnologia de Recursos Naturais, Economia Rural, Engenharia Agrícola, Engenharia de Pesca, Fitotecnia, Solos e Nutrição de Plantas, Zootecnia e Avaliação de Políticas Públicas.

Associados ao ensino, inúmeros projetos de pesquisa e extensão vêm dando importantes contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico baseadas nos estudos realizados nesta casa, honrando assim o compromisso social da Universidade Federal do Ceará.

Parte significativa dessa história foi liderada pelos ex-Diretores que ilustram esta Galeria. A todos eles fazemos nossa reverência. Em particular, ao Professor Sebastião Medeiros Filho, Diretor do CCA no período de 2003 a 2011, a quem hoje homenageamos.

Professor Sebastião, nossos agradecimentos.

Potiguar de nascimento, o Professor Sebastião foi adotado e adotou o Ceará para morada e exercício profissional. Antes passou uma temporada em Minas Gerais, onde obteve os títulos de Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Lavras.

De perfil reservado, é diligente, afetuoso e tem uma índole copiosamente amistosa com as pessoas com quem trabalha e se relaciona.

Para não dizer que é perfeito, tem um vício: é amigo de longas corridas, um verdadeiro atleta de maratonas.

Foi Diretor do CCA por dois mandatos, tendo como fiel companheiro de gestão seu Vice-Diretor e amigo Professor Alexandre Sampaio.

Na sua gestão, testemunhamos um salto de qualidade da Revista Ciência Agronômica, oportunidade em que completou 40 anos de edição. Na extensão universitária, destacamos a implantação do Programa Residência Agrária e do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana, o NEPAU. Na pós-graduação, foi o período de criação dos cursos de doutorado em Fitotecnia (2004), Engenharia de Pesca (2006), Engenharia Agrícola (2007) e Solos e Nutrição de Plantas (2011). Um avanço significativo que demonstra a consolidação da pesquisa e a maturidade dos pesquisadores do CCA. Aliás, não poderia ser diferente uma vez que o próprio Professor Sebastião é um pesquisador reconhecido pelo mundo acadêmico, em particular na área de sementes.

Além de Professor Associado IV, é Bolsista de Produtividade do CNPq e continua ministrando disciplina nos cursos de Graduação em Agronomia e de Pós-Graduação em Fitotecnia, do CCA, e Ecologia e Recursos Naturais, do Centro de Ciências. É, então, um líder de pesquisas na área de Ciência e Tecnologia de Sementes e também um dedicado mestre na formação das novas gerações, cultivando a ética e o amor ao magistério.

Professor Sebastião receba esta homenagem não apenas como um rito formal que o cargo de Diretor lhe confere, mas também como uma manifestação sincera de respeito e carinho que este Centro tem pelo senhor.

Obrigado.

Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula"

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias