Startup de insetos ligada ao CCA é destaque no Canal Rural

Data de publicação: 31 de maio de 2021. Categoria: Notícias

A iniciativa de dois alunos do Curso de Agronomia foi destaque no Canal Rural, uma emissora de televisão brasileira com sede em São Paulo cujo foco são as técnicas de agricultura, pecuária e novidades agrárias do ramo, além dos leilões transmitidos ao vivo, configurando-se como a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil.

Os estudantes Carlos Alberto Júnior e Daniel da Silva Marte criaram a startup (empresa recém criada, em fase de desenvolvimento e que normalmente possui base tecnológica) Protomega com o objetivo de utilizar o tenébrio para consumo humano.

A larva

O tenébrio, também conhecido como larva da farinha ou tenebrião, é a larva do Tenebrio molitor, um besouro do gênero Tenebrio, de cor preta ou pardo-escura, que constitui praga. A larva é usada para alimentação de animais como pássaros, répteis, peixes, aranhas e roedores.

O tenébrio é rico em proteínas e também possui gordura poli-insaturada (como ômega 3 e 6) e insaturada (ômega 9) e quantidades significativas de cálcio, cobre, fósforo, magnésio, manganês, potássio, sódio e zinco.

Desenvolvimento da ideia em laboratório

O projeto da startup foi desenvolvido no âmbito do Laboratório de Entomologia Aplicada (LEA), coordenado pelo professor Patrik Luiz Pastori, do Departamento de Fitotecnia.

Veja a reportagem, leia a notícia

Assista a reportagem produzida pelo Canal Rural

Para ler a matéria, clique aqui.