Trabalho do CCA é premiado no CONBEA

Data de publicação: 1 de julho de 2015. Categoria: Notícias

O trabalho apresentado pela estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola Aline Castro Praciano e orientado pelo Prof. Dr. Daniel Albiero do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias/UFC foi premiado como o melhor Resumo Expandido na área de Energia na Agricultura do Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA2015).

O título do trabalho é “Conversão de Motogerador Estacionário Quatro Tempos Ciclo Otto Gasolina para Biogás”. Este trabalho faz parte da dissertação de mestrado da referida aluna que se insere no projeto Meninas e Jovens Fazendo Ciências (MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras) coordenado pelo professor citado.

Este projeto visou motivar meninas do ensino médio público de Fortaleza a escolherem o curso de Agronomia no SISU. E contemplou todas as áreas de estudo do curso de Agronomia com o objetivo de mostrar as jovens e seus colegas na escola as potencialidades do curso.

Uma das fases deste projeto era o desenvolvimento de um sistema para converter um motogerador ciclo otto a gasolina para biogás. Assim tal desenvolvimento foi premiado pela Sociedade Brasileira em Engenharia Agrícola (SBEA) em comemoração ao seu Jubileu de Ouro.

Fonte: Prof. Daniel Albiero, coordenador do Programa de Pós-Graduação Em Engenharia Agrícola – Fone: (85) 3366.9756