UFC participa de projeto binacional entre Brasil e Alemanha

29 de junho de 2015

Projeto entre universidades nacionais e alemãs (UFC, IFCE, UNILAB, Universidade de Potsdam e Centro de Geociências de Potsdam – GFZ) conclui sua etapa inicial (dois anos) de uma pesquisa financiada pela Capes e pelo DAAD no âmbito do programa binacional PROBRAL.

O projeto analisa a validade da nuada da morfologia dos açudes (incluindo os pequenos). Estamos formando, no âmbito do projeto, três doutoaplicação de sensoriamento remoto a diversos problemas de gestão de águas em bacias semiáridas.

Entre os principais temas de investigação estão: avaliação de disponibilidade hídrica considerando-se os também pequenos açudes; uso do solo e qualidade da água; mata ciliar e eutrofização; identificação de macrófitas; e atualização contires na Alemanha e quatro no Brasil. O doutorando Leonardo Schramm Feitosa (PRODEMA/UFC) já cursou cinco meses de estágio sanduíche e a doutoranda Christine Farias Coelho (PPGEA/UFC) estará indo em julho próximo para um ano de estágio sanduíche junto aos parceiros alemães, ambos com bolsa da Capes.

Fonte: Professor José Carlos