Português

UFC participa do 5º Teste de Desempenho de Ovinos da Raça Morada Nova

26 de março de 2012

No dia 27 de janeiro de 2012, encerrou-se o 5º Teste de Desempenho de Ovinos da Raça Morada Nova, promovido pela EMBRAPA Caprinos e Ovinos, em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos da Raça Morada Nova-ABMOVA.

O evento foi realizado no Parque de Exposições do Município de Morada Nova (CE) e contou com a participação de 31 animais, oriundos de 10 criatórios, incluindo o Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-NEEF/DZ/CCA/UFC, do qual participaram dois borregos.

Durante os 100 dias de teste – dos quais 14 foram de adaptação e 86 de prova efetiva – os animais foram alimentados com dietas contendo uma relação volumoso (feno de capim-tifton 85):concentrado (à base de milho e soja) de 30:70, a fim de que os animais expressassem seu real potencial de desempenho.

A cada 14 dias foram realizadas avaliações dos animais quanto ao seu desempenho ponderal (ganho de peso, conversão alimentar, área de olho de lombo). Além disso, sua circunferência escrotal e os seus aspectos raciais estiveram dentre os critérios para se realizar uma classificação final em quatros grupos: ELITE, SUPERIOR, REGULAR e INFERIOR. Além da aparência, as características produtivas e reprodutivas também foram consideradas. Dos dois animais do NEEF que participaram, um obteve ao final a classificação SUPERIOR.

 Para o Professor Magno Cândido, que participou da solenidade de encerramento, “foi uma grande satisfação pode contribuir com esse trabalho desenvolvido pela EMBRAPA de preservação da raça Morada Nova”. Ele destacou ainda características peculiares a essa raça, como alta prolificidade e habilidade materna, e ressaltou ter ficado bastante feliz como resultado dos animais do rebanho NEEF/UFC, considerando que era a primeira vez que estavam participando do evento.
 
Fonte: Prof. Magno Cândido, Derpatamento de Zootecnia, coordenador do NEEF; www.neef.ufc.br – (fone: 85 3366 9711)