UFC promoveu Simpósio Internacional – ECOARIDO

Data de publicação: 3 de dezembro de 2018. Categoria: Notícias

Entre os dias 03 e 06 de dezembro de 2018 aconteceu, no Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará – DZ/CCA/UFC, o ECOARIDO, III International Symposium on Semiarid Pastoral Ecosystems Research e V Simpósio de Metodologias Aplicadas à Pecuária de Regiões Semiáridas.

O evento, comemorativo dos 100 anos da Escola de Agronomia da UFC, teve início no dia 03 de dezembro com a realização de quatro minicursos (Modelagem aplicada a ecossistemas pastoris, Avaliação fisiológica de pastagens, Processamento de imagens de vegetação obtidas por satélites e drones, Avaliação de forrageiras e outros alimentos com animais) que contaram com a participação de 46 alunos de graduação, pós-graduação e profissionais das Ciências Agrárias. No dia 04 de dezembro, o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry de Holanda Campos, abriu oficialmente o ECOARIDO, durante solenidade que ocorreu no Auditório do DZ. Em seguida, a Profa. Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, diretora do CCA, fez um breve histórico sobre o Centenário da Escola de Agronomia, ressaltando aspectos como pioneirismo, inovação e internacionalização; e destacou o ECOARIDO como um evento que se insere na trajetória do CCA e uma grande oportunidade para o fortalecimento de uma rede de pesquisadores nacionais e internacionais. Após a cerimônia de abertura iniciou-se a programação do evento que seguiu até o dia 06 de dezembro, com 14 palestras de pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos, de Benin e da China.

As palestras abordaram temas como sistema de balanceamento forrageiro, modelagem em ecossistemas pastoris semiáridos, sistema de alerta precoce, sensoriamento remoto, estimativa da biomassa, degradação em pastagens naturais, monitoramento da dieta de herbívoros por NIRS, crescimento de plantas e pastejo seletivo por herbívoros usando PHYGROW, nutrição de herbívoros, seletividade em pastagens naturais semiáridas, consumo de água em condições de pastejo, estimativa do consumo de forragem por ruminantes.

O público presente totalizou 132 pessoas, sendo 42% graduandos, 20% pós-graduandos e 38% profissionais, de 12 estados do Brasil (Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo), alcançando, portanto, todas as regiões do país. Durante o ECOARIDO também ocorreu o “Café com ciência” onde foram apresentados 75 trabalhos científicos, com resultados de estudos de diversas Instituições de Ensino Superior do país. O evento, coordenado pelo Prof. Magno José Duarte Cândido, recebeu apoio da CAPES, CNPq, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/UFC), EMBRAPA Caprinos e Ovinos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fundação ASTEF, FAEC, SENAR, Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Instituto Agropolos do Ceará, Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia (PDIZ – UFPB/UFC/UFRPE), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Pecuária no Semiárido (INCT), Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA), Marconi, Nutron, Cargill, Geodata Engenharia, SEBRAE e Restaurante Vakêro.

Ellen da Costa Gomes, doutoranda em Zootecnia

Franciely de Oliveira Costa, doutora em Zootecnia

Mais informações: (85) 3366-9711, www.neef.ufc.br, magno@ufc.br (prof. Magno Cândido)