UFC realiza projeto em parceria com Governo Cubano

Data de publicação: 9 de fevereiro de 2012. Categoria: Notícias

Em parceria com a Universidade de Havana (Cuba), professores dos Departamentos de Engenharia Agrícola e de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) participam do projeto "Estudo Comparativo de Manejo de Recursos Hídricos em Duas Bacias Tropicais Latino-Americanas sob Diferentes Condições Ambientais: Bacia de Madalena, Ceará, Brasil e Bacia do Rio San Diego, Pinar del Rio, Cuba" (Ecomasd).

Os professores José Carlos de Araújo (CCA/UFC) e Edson Vicente da Silva (CC/UFC) são os coordenadores brasileiros e Julio Iván Gonzalez Piedra (UH) e Jose Manuel Mateo Rodriguez (UH), os cubanos.

“O projeto tem como objetivo analisar, por meio de um enfoque integrado, os processos de manejo de duas bacias hidrográficas tropicais (bacia semiárida de Madalena, Ceará, 160 km²; e bacia úmida San Diego, Pinar del Río, 170 km², em Cuba), com diferentes condições ambientais, e propor modelos de gestão para os recursos hídricos em seu contexto global.”, explica José Carlos de Araújo.

O projeto, que é financiado pela Capes e pelo Ministério de Ensino Superior de Cuba, enfatiza a questão da crescente ocupação do espaço rural pelas atividades agrícolas e por barragens nessas duas bacias hidrográficas. Para isso, a sua metodologia integra duas abordagens: a ecologia das paisagens e os recursos hídricos. Pretende-se avaliar os impactos do uso do solo e dos múltiplos barramentos sobre a paisagem e, consequentemente, sobre a produção de água e de sedimentos, apontando direções para o manejo integrado das bacias.

Durante a realização do projeto, serão formados dois mestres e dois doutores brasileiros e dois mestres e um doutor cubanos. Além disso, serão realizados dois estágios pós-doutorais, um em cada país. Outra proposta é a oferta de diversos cursos. Já aconteceu um sobre modelagem hidrológica, que foi ministrado pelo Prof. Julio Piedra para vinte estudantes do Centro de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências da UFC, um sobre Ecologia das Paisagens, ministrado pelo Prof. Edson Vicente da Silva para estudantes da Universidade de Havana. Ainda estão previstos dois curso, um a ser ministrado em 2012 na UFC pelo Prof. Jose Mateo e outro a ser ministrado em 2013 na Universidade de Havana pelo Prof. José Carlos de Araújo.

Fonte: Prof. José Carlos de Araújo, Departamento de Engenharia Agrícola – (Fone: 85 3366 9129)