Uma clínica que tem plantas como pacientes

Data de publicação: 15 de julho de 2019. Categoria: Notícias

As plantas podem sofrer com doenças e pragas que atrapalham seu crescimento saudável ou comprometem seus frutos e folhas. Por isso, a Universidade Federal do Ceará tem um serviço para diagnosticar doenças de todas as espécies de plantas. Trata-se da Clínica de Plantas ‒ localizada no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra ‒, que analisa gratuitamente amostras levadas pelos produtores.

Iniciado em 1960 pelo Prof. José Júlio da Ponte, o projeto extensionista auxilia a comunidade acadêmica e os produtores rurais. Para isso, conta com professores, servidores técnico-administrativos e alunos de graduação e pós-graduação, que veem na extensão uma oportunidade de pôr em prática o que é ensinado em sala de aula. O projeto é vinculado ao Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFC.

Cada amostra que chega ao local é catalogada em um documento semelhante a um prontuário, no qual são incluídas informações como espécie e sintomas aparentes. Em seguida, tem início um minucioso processo de investigação e tratamento. Desde sua fundação, a clínica já diagnosticou e tratou milhares de plantas com diferentes patógenos.

Além do serviço prático prestado à sociedade, a ação extensionista desenvolve pesquisas na área. Com o material encaminhado pela comunidade, é possível traçar um perfil dos principais problemas fitossanitários que causam prejuízo econômico e identificar as lacunas de conhecimento da área, propiciando uma elaboração e desenvolvimento de pesquisas que auxiliarão no desenvolvimento econômico e científico da região.

Confira a reportagem da UFC TV.

Fonte: Agência UFC de Notícias – Fone: 85 3366 7938