Alunos do Sertão Central cearense visitam o Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura da UFC

Data de publicação: 12 de julho de 2016. Categoria: Notícias

No dia 28 de maio, 19 alunos do curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia CENTEC – FATEC Sertão Central, do município de Quixeramobim, visitaram o Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-NEEF/DZ/CCA/UFC para uma aula de campo sobre “Manejo de pastagens cultivadas” orientados pelo Professor Igo Renan Albuquerque de Andrade.

No NEEF, o pós-doutorando Rafael Nogueira Furtado acompanhou os estudantes e explanou sobre o manejo de pastagens cultivadas realizado no local. A visita teve duração de quatro horas e almejou o enriquecimento do conhecimento técnico-prático dos alunos da disciplina de forragicultura.

Aos alunos foi apresentado o pasto manejado sob lotação rotativa, composto por 16 piquetes que incluem duas espécies forrageiras, o capim-tifton 85 (Cynodon sp.) de crescimento estolonífero e o capim-braquiária (Brachiaria decumbens) cv. Basilisk, uma forrageira decumbente.

Os discentes também receberam instruções sobre como proceder no manejo de pastagens cultivadas, esclarecendo questões como metas de entrada e de saída dos animais em cada piquete, a utilização do bastão graduado retrátil na avaliação da altura do pasto, a adoção de técnicas como irrigação e adubação, bem como sua condução, além de conhecimentos morfológicos e fisiológicos das espécies cultivadas na área.

Na oportunidade, os alunos ainda observaram e colheram informações sobre as instalações zootécnicas do NEEF, como baias de engorda, espaço para quarentena, baia para matrizes com canzis para acesso aos comedouros, estrutura para creep-feeding, fenil, silos tipo bombona e trincheira, além de esclarecer dúvidas sobre o manejo de capineiras e manejo alimentar do rebanho.

Os alunos presentes à aula de campo relataram que os conhecimentos vivenciados neste dia irão contribuir na sua futura atuação como Técnicos em Agronegócio.

Maiores informações: (85) 3366-9711, www.neef.ufc.br, magno@ufc.br (prof. Magno Cândido).