Zootecnia realiza aula prática de forragicultura em parceria com a UNILAB

Data de publicação: 15 de junho de 2015. Categoria: Notícias

O Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-NEEF/DZ/CCA/UFC e a Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB realizaram no dia 05 de maio as aulas práticas “Estudo das espécies forrageiras” e “Experimentação em Forragicultura”.

As aulas foram ministradas pelo professor Silas Primola Gomes, do Instituto de Desenvolvimento Rural da UNILAB, que teve a colaboração dos pós-doutorandos Ana Flávia Gouveia de Faria e Guilherme de Lira Sobral Silva e da mestranda Ellen da Costa Gomes, membros do NEEF/DZ/CCA/UFC. As aulas contaram com a presença de 17 alunos do 11º semestre do curso de graduação em Agronomia da UNILAB.

No decorrer das aulas o professor e os alunos visitaram as dependências do NEEF, onde puderam ver de perto as práticas de manejo realizadas na área de pastagens (plantio, controle de praga e de plantas invasoras, adubação, irrigação), nas capineiras e com os animais que compõem o rebanho, bem como os métodos de conservação de forragem (fenação e ensilagem) e a importância de todas essas práticas para o sistema de produção.

Além de visitar as dependências do setor, os alunos ainda visitaram as áreas experimentais onde puderam conhecer, tirar dúvidas e trocar ideias a respeito das pesquisas que vêm sendo conduzidas por pós-graduandos em Zootecnia. Além disso, para a prática sobre espécies forrageiras os alunos visitaram o Setor de Forragicultura do DZ/CCA/UFC, coordenado pela profa. Maria Socorro de Souza Carneiro, que conta com mais de 100 espécies de plantas forrageiras.

Ao final da aula prática o professor e os alunos agradeceram a disponibilidade do NEEF em abrir suas portas para que estudantes de outras instituições possam enriquecer seus conhecimentos na área. Para o professor Magno Cândido, do DZ/CCA/UFC e coordenador do NEEF, eventos de extensão como esse são importantes para propiciar o intercâmbio e a troca de experiências entre instituições de ensino.

Maiores informações: (85) 3366-9711, www.neef.ufc.br, magno@ufc.br (prof. Magno Cândido)